Apresentar um quadro conceitual com foco no processo da estratégia da produção, por meio das atividades e das decisões-chave que determinam as competências e suas contribuições para a estratégia global da organização, conciliando requisitos do mercado com os recursos de produção.
1. Planejamento Estratégico da Produção. 2. Desempenho de operações. 3. Estratégia de capacidade. 4. Estratégia de rede de suprimentos. 5. Estratégia de tecnologia de processo. 6. Estratégia de melhorias. 7. Desenvolvimento e organização de produtos e serviços. 8. O processo da estratégia de operações: alinhamento e substitutos da estratégia.
1.Planejamento Estratégico da Produção: definição de estratégia e estratégia de produção; o conteúdo da estratégia de produção; matriz da estratégia de produção. 2. Desempenho de operações: a importância relativa dos objetivos de desempenho da produção. 3. Estratégia de capacidade: definição de estratégia de capacidade; mudança da capacidade; localização da capacidade. 4. Estratégia de rede de suprimentos: definição de estratégia de rede de suprimentos; terceirização ou integração vertical; relacionamentos e gerenciamento da rede. 5. Estratégia de tecnologia de processo: definição de estratégia de tecnologia de processo; tecnologia de processo e sua relação com volume e variedade; avaliação da tecnologia de processo. 6. Estratégia de melhorias: o desenvolvimento e as melhorias; mapeamento do desempenho; desenvolvimento de competências de produção; desdobramento das competências no mercado. 7. Desenvolvimento e organização de produtos e serviços: a importância estratégica do desenvolvimento de produtos e serviços; a perspectiva dos requisitos de mercado sobre o desenvolvimento de produtos serviços; a perspectiva de recursos de produção para o desenvolvimento de produtos serviços. 8. O processo da estratégia de operações: alinhamento e substitutos da estratégia: definição de alinhamento sustentável; conteúdo da formulação estratégica de produção; análise para a formulação da estratégia de produção; desafios para a formulação da estratégia de produção. 9. Visita didática complementar a empresas.
Slack, N. & Lewis, M. Operations strategy. Pearson Education, 2020. Slack, N. & Lewis, M. Estratégia de operações. Bookman, 2009. Bibliografia complementar CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F.J.B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, 2007. MONTGOMERY, C. A. O Estrategista. Editora: Sextante, 2012. BRYNJOLFSSON, E.; HU, Y. J.; SMITH, M. D. From Niches to Riches: Anatomy of the Long Tail. MIT Sloan Management Review, 47, n4, Summer 2006. Dissertação (Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.2011. CHESBROUGH, H.W.; TEECE, D.J. When is Virtual Virtuous? Harvard Business Review, v.74, n.1, p.65-73, May/June, 1996. CHRISTENSEN, C.M. Making Strategy: Learning by doing. Harvard Business Review, p.141-156, Nov./Dec. 1997. CHRISTENSEN, C.M. The past and future of competitive advantage. MIT Sloan Management Review, v.42, n.2, p105-109, Winter 2001. FLEURY, A.C.C.; FLEURY, M.T.L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências: Um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Ed. Atlas, 2A ed., 2000. FURRER, O.; SUDHARSHAN, D.; THOMAS, H.; ALEXANDRE, M. T. Resource configurations, generic strategies, and firm performance: Exploring the parallels between resource-based and competitive strategy theories in a new industry. Journal of Strategy and Management,Vol. 1 No. 1, pp. 15-40, 2008. HAMEL, G. Strategic as Revolution. Harvard Business Review, p.69-82, Jul.-Aug., 1996. HAMEL, G; PRAHALAD, C.K. Strategic Intent. Harvard Business Review, p.63-76, May-June, 1989. HENDERSON, B.D. The origin of strategy. Harvard Business Review, Nov/Dec.1989. HURST, D.K. Strategy. Strategy+Business, i. 25, 4th quarter, 2001. KISSIMOTO, K.O. A Influência da Tecnologia da Informação na Estratégia de Personalização nas Empresas Brasileiras. Dissertação (Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo. 2011. LUEHRMAN, T.A.. ‘Strategy as a Portfolio of Real Options’. Harvard Business Review, p.89-99, Sep./Oct. 1998. MARKIDES C. C. A Dynamic view of strategy. Sloan Management Review, Spring, p., 1999. MAUBORGNE, R.; KIM, W. C. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Editora Campus, 258p., 2005. MINTZBERG, H.; LAMPEL, J. Reflecting on the Strategy Process. Sloan management Review, p. 83-94, Spring, 1999. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia, Porto Alegre, Bookman, 299p., 2000. PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p. PORTER, M.E. The Five Competitive Forces that Shape Strategy. Harvard Business Review, V. 86, I1, p78-93, Jan2008. PORTER, M.E. What is Strategy? Harvard Business Review, p.61-78, Nov-Dec, 1996 PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S. A Nova Era da Inovação: A Inovação Focada no Relacionamento com o Cliente. Editora Campus, 256 pg., 2008. PRAHALAD, C.K; HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation., p.79-91, May-June, 1990. VALIKANGAS, L.; GIBBERT, M. Boundary-Setting Strategies for Escaping Innovation Traps. MIT