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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia Química
 
Disciplina: LOQ4256 - Gestão Estratégica de Produção
Strategic Management of Production

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Apresentar um quadro conceitual com foco no processo da estratégia da produção, por meio das atividades e das decisões-chave que determinam as competências e suas contribuições para a estratégia global da organização, conciliando requisitos do mercado com os recursos de produção.
 
Present a conceptual framework focusing on the production strategy process, through the activities and key decisions that determine the competencies and their contributions to the organization's global strategy, reconciling market requirements with production resources.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5701460 - Antonio Iacono
 
Programa Resumido
1. Planejamento Estratégico da Produção. 2. Desempenho de operações. 3. Estratégia de capacidade. 4. Estratégia de rede de suprimentos. 5. Estratégia de tecnologia de processo. 6. Estratégia de melhorias. 7. Desenvolvimento e organização de produtos e serviços. 8. O processo da estratégia de operações: alinhamento e substitutos da estratégia.
 
1. Strategic Production Planning. 2. Operations performance. 3. Capability strategy. 4. Supply network strategy. 5. Process technology strategy. 6. Improvement strategy. 7. Development and organization of products and services. 8. The operations strategy process: strategy alignment and substitutes.
 
 
Programa
1.Planejamento Estratégico da Produção: definição de estratégia e estratégia de produção; o conteúdo da estratégia de produção; matriz da estratégia de produção. 2. Desempenho de operações: a importância relativa dos objetivos de desempenho da produção. 3. Estratégia de capacidade: definição de estratégia de capacidade; mudança da capacidade; localização da capacidade. 4. Estratégia de rede de suprimentos: definição de estratégia de rede de suprimentos; terceirização ou integração vertical; relacionamentos e gerenciamento da rede. 5. Estratégia de tecnologia de processo: definição de estratégia de tecnologia de processo; tecnologia de processo e sua relação com volume e variedade; avaliação da tecnologia de processo. 6. Estratégia de melhorias: o desenvolvimento e as melhorias; mapeamento do desempenho; desenvolvimento de competências de produção; desdobramento das competências no mercado. 7. Desenvolvimento e organização de produtos e serviços: a importância estratégica do desenvolvimento de produtos e serviços; a perspectiva dos requisitos de mercado sobre o desenvolvimento de produtos serviços; a perspectiva de recursos de produção para o desenvolvimento de produtos serviços. 8. O processo da estratégia de operações: alinhamento e substitutos da estratégia: definição de alinhamento sustentável; conteúdo da formulação estratégica de produção; análise para a formulação da estratégia de produção; desafios para a formulação da estratégia de produção. 9. Visita didática complementar a empresas.
 
1. Strategic Production Planning: definition of strategy and production strategy; the content of the production strategy; production strategy matrix. 2. Operations performance: the relative importance of production performance objectives. 3. Capacity strategy: definition of capacity strategy; capacity change; capacity location. 4. Supply network strategy: definition of supply network strategy; outsourcing or vertical integration; relationships and network management. 5. Process technology strategy: process technology strategy definition; process technology and its relation to volume and variety; assessment of process technology. 6. Improvement strategy: development and improvements; performance mapping; development of production skills; deployment of skills in the market. 7. Development and organization of products and services: the strategic importance of developing products and services; the perspective of market requirements on the development of products and services; the perspective of production resources for the development of products and services. 8. The Operations Strategy Process: Alignment and Strategy Surrogates: Defining Sustainable Alignment; content of strategic production formulation; analysis for formulating the production strategy; challenges for formulating the production strategy. 9. Complementary didactic visit to companies.
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, atividades em grupo e atividades individuais.
Critério
Média das atividades avaliativas
Norma de Recuperação
MF = (0,5 M + 0,5 R) M = Média de aproveitamento do aluno, antes da recuperação R = Nota de uma prova de recuperação MF = nota final de aproveitamento, após a recuperação Aprovação com média final de aproveitamento maior ou igual a 5,0. A recuperação deverá consistir em uma prova escrita englobando a matéria toda do semestre. Terá direito à prova de recuperação aqueles alunos reprovados com nota acima de 3,0 e frequência mínima de 70%.
 
Bibliografia
     
Slack, N. & Lewis, M. Operations strategy. Pearson Education, 2020.
Slack, N. & Lewis, M. Estratégia de operações. Bookman, 2009.

Bibliografia complementar

CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F.J.B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
MONTGOMERY, C. A. O Estrategista. Editora: Sextante, 2012.
BRYNJOLFSSON, E.; HU, Y. J.; SMITH, M. D. From Niches to Riches: Anatomy of the Long Tail. MIT Sloan Management Review, 47, n4, Summer 2006.
Dissertação (Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.2011.
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CHRISTENSEN, C.M. Making Strategy: Learning by doing. Harvard Business Review, p.141-156, Nov./Dec. 1997.
CHRISTENSEN, C.M. The past and future of competitive advantage. MIT Sloan Management Review, v.42, n.2, p105-109, Winter 2001.
FLEURY, A.C.C.; FLEURY, M.T.L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências: Um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Ed. Atlas, 2A ed., 2000.
FURRER, O.; SUDHARSHAN, D.; THOMAS, H.; ALEXANDRE, M. T. Resource configurations, generic strategies, and firm performance: Exploring the parallels between resource-based and competitive strategy theories in a new industry. Journal of Strategy and Management,Vol. 1 No. 1, pp. 15-40, 2008.
HAMEL, G. Strategic as Revolution. Harvard Business Review, p.69-82, Jul.-Aug., 1996.
HAMEL, G; PRAHALAD, C.K. Strategic Intent. Harvard Business Review, p.63-76, May-June, 1989.
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HURST, D.K. Strategy. Strategy+Business, i. 25, 4th quarter, 2001.
KISSIMOTO, K.O. A Influência da Tecnologia da Informação na Estratégia de Personalização nas Empresas
Brasileiras. Dissertação (Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo. 2011.
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PORTER, M.E. What is Strategy? Harvard Business Review, p.61-78, Nov-Dec, 1996
PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S. A Nova Era da Inovação: A Inovação Focada no Relacionamento com o Cliente. Editora Campus, 256 pg., 2008.
PRAHALAD, C.K; HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation., p.79-91, May-June, 1990.
VALIKANGAS, L.; GIBBERT, M. Boundary-Setting Strategies for Escaping Innovation Traps. MIT
 

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