Fornecer uma visão geral sobre gestão de projetos em uma organização, suas etapas e inter-relação com as demais áreas organizacionais e sua importância no mundo competitivo dos negócios.
Considerações gerais sobre gerenciamento de projetos, Iniciação de projetos, Planejamento e Plano de Gerenciamento, Estrutura de Monitoramento e Avaliação, Execução e Controle.
1.Conceito de Projeto 2. Abordagem Preditiva, Adaptativa (Incremental e Interativo) e Híbrida 3. Abordagens Soft e hard de Gestão de Projetos 4. Gestão do Escopo e Visão do Projeto 5. Gestão do Tempo do Projeto 6. Gestão do Custo do Projeto 7. Gestão da Qualidade do Projeto 8. Gestão da Recursos do Projeto 9. Gestão das Comunicações do Projeto 10. Gestão dos Riscos do Projeto 11. Gestão das Aquisições do Projeto 12. Gestão das Partes Interessadas do Projeto 13. Maturidade em Gerenciamento de Projetos 14. Gestão de Portfólio de Projeto 15. Competências em Gestão de Projetos 16. Gestão Ágil e Lean de Projetos. 17. Desenvolvimento de uma proposta de projeto para criação de um novo produto/processo/empreendimento. 18. Visita (viagem didática complementar) a uma empresa para conhecer e entender os aspectos relacionados à Gestão de Projetos.
1. PMBOK. Um Guia Do Conhecimento em Gerenciamento de projetos. 5 ed. Project Management Institute. 2012 2. CLAUSING, D. Total quality development a step by step guide to world class concurrent engineering. New York: ASME Press, 1994. 3. MEREDITH, J R; MANTEL, S J; WILEY, J. Project Management: a managerial approach. 1995. 4. MAXIMIANO, A . C. Administração de projetos, Atlas: São Paulo, 1997. 5. SHTUB, A BARD J. F. e GLOBERSON S. Project management, Prentice hall, 1994.