Fornecer uma visão geral da indústria de serviços. Desenvolver projeto de criação de um novo serviço.
Introdução a Indústria de Serviços. Características Essenciais e diferenciadoras de Serviços. Projeto de Novo Serviço: Planejamento estratégico, Concepção do Serviço, Processos, Instalações. Avaliação e Melhoria.
Características Essenciais e diferenciadoras de Serviços. Ciclo de Serviços. Projeto de Novo Serviço: Planejamento estratégico (Forças de Porter, Posicionamento Estratégico). Concepção do Serviço (Conceito de Serviço. Benchmarking. SERVQUAL. Geração e Seleção de Ideias. Pacote de Serviços. Especificações de Serviço). Processos (Blue Print. Padronização. Entrega do Serviço. Recrutamento e Treinamento). Instalações (Seleção e Localização. Gestão de Evidências Físicas. Projeto do Espaço Físico. Estudo da Capacidade Produtiva). Avaliação e Melhoria. Desenvolvimento de atividade prática extensionista junto à micro e pequenos empreendedores da região (proposta de melhoria de um serviço existente). Visita (viagem didática complementar) a uma empresa prestadora de serviços para compreender o funcionamento de um sistema produtivo neste tipo de empresa.
CARVALHO, M. M. (organizadora) e outros. Gestão de Serviços: Casos Brasileiros. Atlas. 2013 CORREA, H. C. e CAON, M. Gestão de Serviços: Lucratividade por meio de operação e de satisfação dos clientes. Atlas, 2014 FITZSIMMONS, J.; FITZSIMMONS, M.J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2000. GIANESI, I e CORREA, H. Administração Estratégia de Serviços, ATLAS, 1995 – SP JOHNSTON, R. e CLARK, G. Administração e Operações de Serviços. Atlas, 2001 LOVELOCK, C.H.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001. MELLO, C. H. P.; NETO, P. L. O. C.; TURRIONI, J.B. SILVA, C. E. S. Gestão do Processo de Desenvolvimento de Serviços. Atlas. 2010 NORMANN, R. Administração de Serviços. São Paulo. Atlas. 1992. Bibliografia complementar será indicada ao longo do curso.