a) Fornecer ao aluno uma visão integrada do processo de desenvolvimento de produto, desde as etapas iniciais de geração da ideia, avaliação econômica e desenvolvimento do conceito do produto até a preparação da fábrica, produção e lançamento do produto. b) Apresentar como os principais conhecimentos da formação de engenheiro de produção podem ser aplicados no processo de desenvolvimento de produto. c) Propiciar uma experiência prática de projeto.
1.visão geral e identificação/seleção de oportunidades. 2. Geração de conceitos. 3. Avaliação de conceitos/projetos. 4. Desenvolvimento. 5. Lançamento.
1.visão geral e identificação/seleção de oportunidades: elementos estratégicos do desenvolvimento de produtos; processo de novos produtos; identificação e seleção de oportunidades – planejamento estratégico de novos produtos. 2. Geração de conceitos: criatividade e conceito de produto; técnicas analíticas de atributo – introdução ao mapeamento perceptual; abordagens analíticas de atributo – análise de trade-off e técnicas qualitativas. 3. Avaliação de conceitos/projetos: o sistema de avaliação de conceitos; teste de conceito; a triagem; previsão de vendas e análise financeira; protocolo do produto. 4. Desenvolvimento: design; gestão da equipe de desenvolvimento; teste de uso do produto. 5. Lançamento: planejamento estratégico de lançamento; implementação do plano estratégico; teste de mercado; gestão de lançamento.
Crawford, C. M., Di Benedetto, C. A. New products management (p. 540). New York, NY: McGraw-Hill/Irwin. 2021. Crawford, M., Di Benedetto, A. Gestão de novos produtos. McGraw Hill Brasil, 2016 uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542p. CHENG, L.C. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2007. DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher., 2000. MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006. PAHL,G.; BEITZ,W.; FELDHUSEN,J.;GROTE,K. Projeto na engenharia. São Paulo: Edgard Blucher, 2005. ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J. A.; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de desenvolvimento de produtos: