Introduzir conceitos básicos de computadores e da computação, de resolução algorítmica de problemas propostos; de linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, oferecendo ao estudante um primeiro contato com o uso de computadores para desenvolvimento de programas.
1 - Conceitos e técnicas básicas de programação estruturada; 2 - Algoritmos e programas; 3 – Conceitos de linguagens de programação; 4 - Modularização de programas; 5 - Prática de programação;
1 - Conceitos e técnicas básicas de programação estruturada; 2 - Algoritmos e programas; 3 – Conceitos de linguagens de programação; 3.1 Entrada e saída; 3.2 Comandos de atribuição, seleção e repetição; 3.3 Expressões aritméticas, lógica e relacionais; 3.4 Tipos de dados escalares e estruturados.; 4 - Modularização de programas; 4.1 Funções e procedimentos; 4.2 Passagem de parâmetros; 4.3 Escopo de identificadores. 5 - Prática de programação; 5.1 Desenvolvimento de algoritmos; 5.2 Teste e depuração de programas.
OLIVEIRA, J. F., MANZANO, J. A. N. G. ALGORITMOS - LOGICA PARA DESENVOLVIMENTO, Ed. Erica, 2009. 22ª ed. DEITEL, P.; DEITEL, H. C, Como Programar (6th Edição), Pearson, 2011 SEVERANCE, C. Python for Informatics Exploring Information. Disponível em http://do1.dr-chuck.com/py4inf/EN-us/book.pdf GRIES. P.; CAMPBELL, J.; MONTOJO, J. Practical Programming (2nd edition): An Introduction to Computer Science Using Python 3, 2013, The Pragmatic Programmers