Fomentar nos alunos a capacidade de interpretar problemas reais da área de engenharia bioquímica, apresentando projetos que visem sua solução. A expectativa é que o aluno vivencie, em contato com profissionais do setor produtivo e com demais atores da sociedade, a demanda de problemas reais que exijam metodologia apropriada e sistematizada para sua solução, incluindo a busca de informações, a elaboração de projeto, sua consequente execução e finalmente a apresentação de resultados na forma escrita e oral.
Sob supervisão docente e colaboração de profissionais externos que atuam na área de engenharia bioquímica ou correlata, equipes reduzidas de alunos serão demandas para solucionar problemas do setor produtivo e/ou de serviços. Os problemas serão abordados a partir do uso do método científico para resolver problemas.
1. Método de análise e solução de problemas (MASP). 2. Discussão com profissionais do setor produtivo e/ou de serviços para identificação de problemas reais da área de engenharia bioquímica. 3 . Definição do problema em equipe. 4 . Busca de informações e listagem de soluções possíveis. 5 . Classificação das soluções possíveis. 6 . Desenvolvimento de projeto para a solução do problema específico. 7 . Avaliação experimental das soluções propostas. 8 . Re-avaliação do problema em face de resultados experimentais. 9 . Proposta final escrita. 10 . Apresentação oral da solução proposta para o problema e debate com profissionais da área.
- Philip Kosky, Robert Balmer, William Keat, George Wise. Exploring Engineering, 3rd Edition, 2013, Elsevier, ISBN 978-0-12-415891-7 - Isabel Vale, Ana Barbosa, Ana Peixoto, Fátima Fernandes. Solving Authentic Problems through Engineering Design, Open Education Studies 2023; 5: 20220185 - Timothy A. Whitehead e col. The Importance and Future of Biochemical Engineering, Biotechnol Bioeng. 2020 117: 2305–2318