Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Biotecnologia
 
Disciplina: LOT2064 - Empreendedorismo Tecnológico
Technological Entrepreneurship and Statups Process

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Capacitar alunos de Engenharia no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na compreensão de conceitos básicos de Administração de Empresas, essenciais para a criação e gestão eficiente de startups de base científica e tecnológica.
 
Foster the culture of entrepreneurship; develop entrepreneurial skills; present the necessary knowledge for the creation of startups. The discipline is applied through Project-based Learning, where the project to be developed is the creation of a technology-based startup throughout the semester.
 
 
Programa Resumido
1) Empreendedorismo científico e inovação; 2) Administração de Empresas; 3) Propriedade Intelectual; 4) Planejamento mercadológico; 5) Planejamento financeiro; 6) Formação de equipes; 7) Vendendo seu produto/serviço; 8) Plano de negócios.
 
1) Entrepreneurship and innovation; 2) Intellectual Property; 3) Marketing planning; 4) Financial planning; 5) Team building; 6) Selling your product/service; 7) Business plan.
 
 
Programa
1)	EMPREENDEDORISMO CIENTÍFICO E INOVAÇÃO: conceitos e definições; o perfil empreendedor, modelo de negócios; empreendedorismo de base científica e tecnológica; ecossistemas de inovação; start-ups, aceleradoras e corporate vendure; estratégias e desafios para abertura de startups de base científica; interação universidade-empresa; fases do desenvolvimento tecnológico e industrial;
2)	ADMINSITRAÇÃO DE EMPRESAS: conceitos fundamentais de administração de empresas e as formas de configuração de sua estrutura organizacional 
3)	PROPRIEDADE INTELECTURAL: formas de proteção; busca de anterioridade; como solicitar patente; transferência de tecnologia
4)	PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO: Pesquisa e análise de mercado. Estratégias e ações para atingir o mercado. Análise Concorrência. Como criar negócios de alto crescimento;
5)	PLANEJAMENTO FINANCEIRO: Estimativa de Receitas e Custos da operação; Custos para abertura da startup; Formas para financiar o início do seu negócio; Fundos para financiamento do desenvolvimento de tecnologias de base científica
6)	FORMAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES: Construção e gestão de equipes de sucesso;
7)	VENDENDO SEU PRODUTO/SERVIÇO: Principais formas para inovar no seu negócio: Processo, Produto/Serviço, Posicionamento e Modelo de Negócio. Como elaborar uma estratégia futura. Estratégia de vendas. Pitch de vendas. Ciclo de vendas; Relacionamento com cliente;
8)	PLANO DE NEGÓCIOS: Plano de Negócios. Fluxo de Caixa. Lucratividade. Caixa: projeção de vendas. Aspectos legais para a abertura do seu negócio; métricas para startups
 
1. ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION: concepts and definitions; the entrepreneurial profile, business model; technology-based entrepreneurship; innovation ecosystems; start-ups, accelerators and corporate vendure 2. INTELLECTURAL PROPERTY: forms of protection; how to apply for patent 3. MARKET PLANNING: Market research and analysis; strategies and actions to reach the market; Competition analysis; gow to create high growth businesses; 4. FINANCIAL PLANNING: estimated revenue and costs of the operation; costs for create a startup; ways to finance the start of your business; 5. TEAM TRAINING; Building successful teams; 6. SELLING YOUR PRODUCT / SERVICE: Forms to innovate in your business: Process, Product / Service, Positioning, and Business Model. How to elaborate a future strategy. sales strategy. Pitch of sales. Sales cycle; customer relationship; 7. BUSINESS PLAN: business plan; Cash flow; profitability; cashier: sales projection; legal aspects for opening your business; metrics for startups.
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é aplicada através de aprendizagem baseada em Projetos. O projeto a ser desenvolvido é da criação e administração de uma startup de base científica ao longo do semestre. Os alunos, individualmente ou em equipes, serão responsáveis por propor a criação de uma startup de base científica, do modelo de negócios ao plano de negócios.
Critério
Avaliação dos trabalhos e apresentações ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
•	BLANK, Steve Gary. Do Sonho a realização em 4 passos: Estratégias para a criação de empresas de sucesso. Editora Evora. 3ª edição, 2008 
•	BLANK, Steve; DORF, Bob. STARTUP: Manual do Empreendedorismo. O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Alta Books Editora. 1ª edição, 2014. 
•	CECCONELO, Antonio; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. Ed. Saraiva, 1ª edição, 2008. 
•	CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Ed. Saraiva, 3ª edição, 2008. 
•	DORNELAS, Jose. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Editora Campus. 1ª edição, 2001 
•	DORNELAS, Jose. Empreendedorismo na prática. LTC. 3ª edição, 2015 
•	DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007. 
•	FILION, L. J.; Visão e Relações: Elementos para um Metamodelo da Atividade Empreendedora. International Small Business Journal, 1991. Tradução de Costa, S.R. 
•	FILION, L. J.; O planejamento do seu Sistema de Aprendizagem Empresarial: Identifique uma Visão e Avalie o seu Sistema de Relações. Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul/set. 1991, pag. 31(3): 63:71. 
•	HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações – aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. 
•	HISRICH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2004. 
•	OSTERWALDER, Alexander. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011 
•	PINCHOT, Gifford; PELLMAN, Ron. Intraempreendedorismo na prática: um guia de inovação. Campus: 2004 
•	RIES, Eric. A startup enxuta. Leya Editora. 1ª edição, 2011 
•	SANTOS. S.A. e CUNHA, N.C.V (orgs.). Empresas de Base Tecnológica: Conceitos, instrumentos e recursos. Unicorpore, 2005 
•	THIEL, Peter. De Zero a UM: O que aprender sobre empreendedorismo com Vale do Silício. Objetiva. 1ª edição, 2014 
•	TIMMONS; Jeffry; DORNELAS, José. SPINELLI, Stephen. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora Campus. 2010.
•	Critical Success Factors for Technology-based Startups, Jose Santisteban and David Mauricio; Int. Journal of Enterpreneurship and Small Business, vol. 42, no. 4, Inderscience, 2021.
•	SILVA, M. M. L. Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas. São Paulo: Brasport, 2018.
•	GUERRINI, F. M.; ESCRIÇÃO FILHO, E.; ROSIM, D.: Administração Para Engenheiros. Rio de Janeiro: Campus, 2016.
•	CHIAVENATO, I: Introdução À Teoria Geral da Administração. 9 ed. São Paulo: Manole, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para LOT2064

Clique para consultar o oferecimento para LOT2064

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP