Capacitar alunos de Engenharia no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na compreensão de conceitos básicos de Administração de Empresas, essenciais para a criação e gestão eficiente de startups de base científica e tecnológica.
1) Empreendedorismo científico e inovação; 2) Administração de Empresas; 3) Propriedade Intelectual; 4) Planejamento mercadológico; 5) Planejamento financeiro; 6) Formação de equipes; 7) Vendendo seu produto/serviço; 8) Plano de negócios.
1) EMPREENDEDORISMO CIENTÍFICO E INOVAÇÃO: conceitos e definições; o perfil empreendedor, modelo de negócios; empreendedorismo de base científica e tecnológica; ecossistemas de inovação; start-ups, aceleradoras e corporate vendure; estratégias e desafios para abertura de startups de base científica; interação universidade-empresa; fases do desenvolvimento tecnológico e industrial; 2) ADMINSITRAÇÃO DE EMPRESAS: conceitos fundamentais de administração de empresas e as formas de configuração de sua estrutura organizacional 3) PROPRIEDADE INTELECTURAL: formas de proteção; busca de anterioridade; como solicitar patente; transferência de tecnologia 4) PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO: Pesquisa e análise de mercado. Estratégias e ações para atingir o mercado. Análise Concorrência. Como criar negócios de alto crescimento; 5) PLANEJAMENTO FINANCEIRO: Estimativa de Receitas e Custos da operação; Custos para abertura da startup; Formas para financiar o início do seu negócio; Fundos para financiamento do desenvolvimento de tecnologias de base científica 6) FORMAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES: Construção e gestão de equipes de sucesso; 7) VENDENDO SEU PRODUTO/SERVIÇO: Principais formas para inovar no seu negócio: Processo, Produto/Serviço, Posicionamento e Modelo de Negócio. Como elaborar uma estratégia futura. Estratégia de vendas. Pitch de vendas. Ciclo de vendas; Relacionamento com cliente; 8) PLANO DE NEGÓCIOS: Plano de Negócios. Fluxo de Caixa. Lucratividade. Caixa: projeção de vendas. Aspectos legais para a abertura do seu negócio; métricas para startups
• BLANK, Steve Gary. Do Sonho a realização em 4 passos: Estratégias para a criação de empresas de sucesso. Editora Evora. 3ª edição, 2008 • BLANK, Steve; DORF, Bob. STARTUP: Manual do Empreendedorismo. O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Alta Books Editora. 1ª edição, 2014. • CECCONELO, Antonio; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. Ed. Saraiva, 1ª edição, 2008. • CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Ed. Saraiva, 3ª edição, 2008. • DORNELAS, Jose. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Editora Campus. 1ª edição, 2001 • DORNELAS, Jose. Empreendedorismo na prática. LTC. 3ª edição, 2015 • DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007. • FILION, L. J.; Visão e Relações: Elementos para um Metamodelo da Atividade Empreendedora. International Small Business Journal, 1991. Tradução de Costa, S.R. • FILION, L. J.; O planejamento do seu Sistema de Aprendizagem Empresarial: Identifique uma Visão e Avalie o seu Sistema de Relações. Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul/set. 1991, pag. 31(3): 63:71. • HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações – aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. • HISRICH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2004. • OSTERWALDER, Alexander. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011 • PINCHOT, Gifford; PELLMAN, Ron. Intraempreendedorismo na prática: um guia de inovação. Campus: 2004 • RIES, Eric. A startup enxuta. Leya Editora. 1ª edição, 2011 • SANTOS. S.A. e CUNHA, N.C.V (orgs.). Empresas de Base Tecnológica: Conceitos, instrumentos e recursos. Unicorpore, 2005 • THIEL, Peter. De Zero a UM: O que aprender sobre empreendedorismo com Vale do Silício. Objetiva. 1ª edição, 2014 • TIMMONS; Jeffry; DORNELAS, José. SPINELLI, Stephen. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora Campus. 2010. • Critical Success Factors for Technology-based Startups, Jose Santisteban and David Mauricio; Int. Journal of Enterpreneurship and Small Business, vol. 42, no. 4, Inderscience, 2021. • SILVA, M. M. L. Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas. São Paulo: Brasport, 2018. • GUERRINI, F. M.; ESCRIÇÃO FILHO, E.; ROSIM, D.: Administração Para Engenheiros. Rio de Janeiro: Campus, 2016. • CHIAVENATO, I: Introdução À Teoria Geral da Administração. 9 ed. São Paulo: Manole, 2014.