Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Produção Vegetal
 
Disciplina: LPV0513 - Agroecologia e Agricultura Orgânica
Agroecology and Organic Agriculture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Bases científicas e aplicações práticas da Agroecologia para uma produção agropecuária eficiente, duradoura, de baixo custo e de mínimo impacto no ambiente e na saúde humana. O objetivo centralé discorrer sobre as técnicas de produção comercial de alimentos de elevado valor nutritivo, através da reciclagem da matéria orgânica e da maximização e otimização do fluxo da energia nos agroecossistemas, capazes de gerar estabilidade ecológica, social e econômica nos sistemas de produção. As bases de uma agricultura ecológica são discutidas sob o título de Agricultura Orgânica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
201602 - Carlos Armênio Khatounian
 
Programa Resumido
Bases científicas e aplicações práticas da Agroecologia para uma produção agropecuária eficiente, duradoura, de baixo custo e de mínimo impacto no ambiente e na saúde humana.
O objetivo central é discorrer sobre as técnicas de produção comercial de alimentos de elevado valor nutritivo, através da reciclagem da matéria orgânica e da maximização e otimização do fluxo da energia nos agroecossistemas, capazes de gerar estabilidade ecológica, social e econômica nos sistemas de produção. As bases de uma agricultura ecológica são discutidas sob o título de Agricultura Orgânica.
 
Scientific bases and practical applications of agroecology for an efficient, long lasting, and low cost agribusiness, with minimum environmental and human health impact. Commercial food production techniques of high nutritious value, using organic matter recycling and energy flow optimization in agroecosystems. Ecological farming basics (organic agriculture).
 
 
Programa
1.Generalidades – conceitos, objetivos e princípios de ecologia e de conservação de recursos naturais. Ecossistemas naturais e agroecossistemas. Análise funcional dos ecossistemas. Sucessão ecológica e a estabilidade dos sistemas. Bases científicas da agroecologia. 2. Nutrientes – ciclagem de nutrientes nos ecossistemas florestais e agrícolas. Ciclos biogeoquímicos e sua importância na agricultura. Reciclagem de nutrientes nos agroecossistemas. 3. Energia – fluxo energético e estrutura trófica. Eficiência fotossintéticas e energias subsidiárias na agricultura. Balanço energético nos agroecossistemas. Maximização do fluxo de energia nos sistemas agropecuários. 4. Evolução dos sistemas agrícolas – origens da agricultura. Domesticação animal. Agricultura de subsistência. Características ecológicas da agricultura intensiva. Produção de alimentos e demografia. 5. Agricultura industrial – vulnerabilidade genética dos cultivares e raças modernas. Revolução verde. Sementes selecionadas, germoplasmas e erosão genética. Industrialização das sementes. Conseqüências do uso dos adubos solúveis. Efeitos adversos dos agrotóxicos nos agroecossistemas e nos sistemas naturais. Teoria da Trofobiose. Práticas agrícolas e a perda da fertilidade dos solos. A agricultura industrial no Brasil. 6. Agricultura Orgânica – A agricultura no contexto ecológico. Sistemas autossustentáveis. Fundamentos de agricultura por métodos alternativos. Origens, princípios e técnicas da agricultura orgânica, biológica, biodinâmica, ecológica e natural. A agricultura tardicional dos trópicos. Métodos alternativos e convencionais comparados.
7. Manejo Ecológico de Solos – Conservação do solo e da água. Uso racional de máquinas e implementos agrícolas. Alternativas à adubação mineral solúvel. Matéria orgânica e húmus. Fertilização orgânica. Reciclagem dos resíduos orgânicos. Adubos de baixa solubilidade. Fixação biológica de nitrogênio, micorrizas e a importâncai das minhocas. 8. Manejo Ecológico de Culturas – diversificação de culturas: rotações e cultivo múltiplo. Coberturas vivas e mortas. Melhoramento genético para eficiência e qualidade dos alimentos. Agrosilvicultura tropical (Permacultura). 9. Manejo ecológico de espécies daninhas – alternativas ao controle químico de pragas, patógenos e plantas invasoras. Princípios e técnicas de manejo natural e integrado. Alelopatia, repelência e atração. Variedades resistentes e competitivas. Controle biológico. Redução dos resíduos tóxicos nos alimentos. 10. Manejo ecológico de animais de criação – integração agricultura – criação animal. Manejo ecológico de pastagens: consorciações, método Voisin. Arraçoamento natural. Criação de minhocas. 11. Tecnologias apropriadas – utilização de fontes não convencionais de energia: eólica (cataventos), hidráulica (rodas e bombas d´água), solar (aquecedores), biomassa (biodifestores) e muscular (tração animal). Geração de tecnologias apropriadas à pequena produção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, seminário, relatório e excursão.
Critério
a) Provas no começo de cada aula, referente ao texto indicado no programa – Peso 3
b) Exercícios – Peso 2
c) Projeto de conversão para a produção orgânica de uma propriedade agrícola – Peso 5

A nota final é a média ponderada dos três critérios
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
ALTIERI, M.A., 1983. Agroecologia. Bases Científicas para uma Agricultura Alternativa. Universid, da Califórnia, Berkeley, 158 p.

CHABOUSSOU, F. 1987. Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos. A teoria da trofobiose. Tradução de Maria José Conazzelli. Porto Alegre, RS: L& PM, 256.

EHLERS, E. 1999. Agricultura Sustentável – origem e perspectivas de um novo paradigma. Livraria e Editora Agropecuária.

GLIESSMAN, S.R. 2001. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2 ed. Porto Alegre. RS.: Ed. Universidade/UFRGS, 653p.

KHATOUNIAN, C.A. 2001. A reconstrução ecológica da agricultura. Livraria e Editora Agroecológia. Botucatu, SP. 348p.

KOEPF, H.H., SHAUMANN & B.D. PETTERSON, 1983. Agricultura Biodinâmica, Nobel, São Paulo, 316 p.

KIEHL, E.J., 1985. Fertilizantes Orgânicos. Ceres, São Paulo, 492 p.

ODUM, E., 1977. Ecologia. Pioneira, EDUSP, São Paulo, 201 p.

PASCHOAL, A.D., 1979. Pragas, praguicidas e a crise ambiente: problemas e soluções. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro , 102 p.

PASCHOAL, A.D., 1994. Produção orgânica de alimentos: Agricultura Sustentável para os séculos XX e XXI, Edição do Autor, Piracicaba, 191 p.

PRIMAVESI, A., 1985. Manejo ecológico do solo. Nobel, São Paulo, 514 p.

SIXEL, B.T. 2003. Biodinâmica e Agricultura. Associação Brasileira de Agricultura. Biodinâmica. Botucatu, SP. 279p.

 

Clique para consultar os requisitos para LPV0513

Clique para consultar o oferecimento para LPV0513

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP