Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Produção Vegetal
 
Disciplina: LPV0513 - Agroecologia e Agricultura Orgânica
Agroecology and Organic Agriculture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Agroecologia e Agricultura Orgânica é um curso direcionado para a síntese de conhecimento das ciências agrárias, tendo como eixo pedagógico o desenvolvimento de um plano de conversão para estilos de agricultura mais sustentáveis. Está voltado ao desenvolvimento regional, tendo como ênfase os aspectos biológicos da construção de agroecossistemas mais sustentáveis, incluindo temáticas sócio-econômicas e culturais relevantes para essa construção. No final do curso, espera-se que o participante esteja apto a diagnosticar, analisar, planejar e manejar sistemas de produção agrícola em bases ecológicas nas condições reais em que os sistemas operam.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
201602 - Carlos Armênio Khatounian
 
Programa Resumido
Origem e desenvolvimento da agricultura e domesticação de plantas e animais. A natureza como modelo para a estruturação e o manejo de sistemas agrícolas. O conceito de fertilidade do sistema como abordagem integradora das atividades na propriedade. Elaboração de planos de conversão para a agricultura de base ecológica em propriedades reais. Agricultura orgânica. Agricultura de base ecológica e os desafios da sustentabilidade do sistema agro-alimentar.
 
Scientific bases and practical applications of agroecology for an efficient, long lasting, and low cost agribusiness, with minimum environmental and human health impact. Commercial food production techniques of high nutritious value, using organic matter recycling and energy flow optimization in agroecosystems. Ecological farming basics (organic agriculture).
 
 
Programa
Origens da Agricultura, domesticação de plantas e animais e regiões de origem de espécies domésticas. O Conceito de conforto fisiológico. 2. A abordagem sistêmica na produção agrícola, com ênfase nas explorações em que predomina mão de obra familiar. 3. A natureza como modelo para a estruturação e o manejo de sistemas de produção agrícola. Diretrizes aprendidas da natureza para a estruturação e condução dos sistemas. 4. Principais criações domésticas, características alimentares e digestórias e seus estercos. 5. O conceito de fertilidade do sistema, em oposição à fertilidade do solo. Aplicações do conceito de fertilidade do sistema e das diretrizes aprendidas da natureza na condução de diferentes explorações agrícolas. 6. Alimentação sustentável e produção para consumo local. 7. Energia na Agricultura. 8. Agricultura Orgânica – legislação e comercialização. 8. Agricultura de base ecológica e os desafios para a alimentação humana e a conservação dos recursos naturais no século XXI. 9. Elaboração de planos de conversão para a agricultura de base ecológica. Nas aulas teórico-práticas estão incluídas visitas técnicas a iniciativas de referência em produção orgânica na região.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, seminário, relatório e excursão.
Critério
a) Provas no começo de cada aula, referente ao texto indicado no programa – Peso 4 b) Exercícios – Peso 2 c) Projeto de conversão para a produção orgânica de uma propriedade agrícola – Peso 4 A nota final é a média ponderada dos três critérios
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
ALTIERI, M.A., 1983.  Agroecologia. Bases Científicas para uma Agricultura Alternativa. Universid, da Califórnia, Berkeley, 158 p.
CHABOUSSOU, F. 1987. Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos.  A teoria da trofobiose.  Tradução de Maria José Conazzelli. Porto Alegre, RS: L& PM, 256.
EHLERS, E. 1999.  Agricultura Sustentável – origem e perspectivas de um novo paradigma. Livraria e Editora Agropecuária.
GLIESSMAN, S.R. 2001.  Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2 eds. Porto Alegre. RS.: Ed. Universidade/UFRGS, 653p.
KHATOUNIAN, C.A. 2001.  A reconstrução ecológica da agricultura.  Livraria e Editora Agroecológia. Botucatu, SP. 348p.
KOEPF, H.H., SHAUMANN & B.D. PETTERSON, 1983.  Agricultura Biodinâmica, Nobel, São Paulo, 316 p.
KIEHL, E.J., 1985. Fertilizantes Orgânicos. Ceres, São Paulo, 492 p.
MAZOYER, M.; ROUDART, L. 2010. História das Agriculturas no Mundo. São Paulo, Editora da UNESP, 568p. 
ODUM, E., 1977. Ecologia. Pioneira, EDUSP, São Paulo, 201 p. 
PASCHOAL, A.D., 1979.  Pragas, praguicidas e a crise ambiente: problemas e soluções. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 102 p.
PASCHOAL, A.D., 1994. Produção orgânica de alimentos: Agricultura Sustentável para os séculos XX e XXI, Edição do Autor, Piracicaba, 191 p.
PRIMAVESI, A., 1985. Manejo ecológico do solo. Nobel, São Paulo, 514 p.
 

Clique para consultar os requisitos para LPV0513

Clique para consultar o oferecimento para LPV0513

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP