Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Produção Vegetal
 
Disciplina: LPV0557 - Produção de Arroz, Feijão, Milho e Trigo
Rice, Bean, Corn and Wheat Production

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Conhecimento detalhado das principais plantas alimentícias, manejo e produção, seus produtos e subprodutos na alimentação humana e animal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60874 - Durval Dourado Neto
3749501 - Rafael Munhoz Pedroso
 
Programa Resumido
Estudo analítico das principais espécies alimentícias cultivadas no Brasil (Arroz, Trigo, Milho e Feijão), abordando seus mais variados aspectos, quais sejam: origem e importância da cultura; características botânicas; fisiologia da produção; sistematização de áreas e metodologias de instalação de lavouras e de cultivo; nutrição e adubação; manejo fitossanitário, tratos culturais; sistemas de produção; colheita.
 
 
 
Programa
Arroz: Importância econômica: origem e difusão geográfica. Situação econômica e perspectivas. Morfologia, fisiologia e fenologia da cultura. Manejo de cultivares. Sistemas de instalação e condução de lavouras. Problemas da cultura no Brasil. Nutrição e adubação. Plantas daninhas: principais espécies, prejuízos e sistemas de controle. Problemas fitossanitários e métodos de controle. Sistematização de áreas para o cultivo irrigado. Manejo da água de irrigação. Colheita, secagem, beneficiamento, classificação do produto e comercialização.
Trigo: Importância econômica: origem e difusão geográfica. Situação econômica e perspectivas. Morfologia, fisiologia e fenologia da cultura. Manejo de cultivares. Exigências climáticas e problemas com adversidades. Problemas da cultura no Brasil. Nutrição e adubação. Problemas fitossanitários e de plantas daninhas e métodos de controle. Outras culturas opcionais de inverno.
Feijão - Importância econômica: origem e difusão geográfica. Classificação botânica. Morfologia da planta. Principais variedades. Qualidade fisiológica de sementes. Problemas da cultura no Brasil. Classificação comercial das variedades e propriedades organolépticas. Ecofisiologia e Fenologia. Instalação da cultura. Técnica cultural: tratos culturais; consorciação e rotação de culturas; nutrição e adubação; manejo das principais pragas e doenças; irrigação. Colheita.
Milho - Importância econômica. Origem e difusão geográfica. Características botânicas. Problemas da cultura no Brasil. Grupos genéticos, variedades e híbridos. Ecofisiologia e Fenologia. Instalação da cultura: semeadura convencional, cultivo mínimo e plantio direto. Técnica cultural: Manejo de população e distribuição espacial de plantas; nutrição e adubação; manejo de pragas e doenças. Adubação verde, rotação e consorciação de culturas. Colheita: modalidades, época e demais fatores influentes. Milhos especiais: milho de pipoca e milho verde. Produção de sementes de milho híbrido. Beneficiamento de sementes. Armazenamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aproveitamento da disciplina será efetuada mediante a realização de 2 (duas) provas (P1 e P2), 01 (um) trabalho prático (TP), 01 (uma) monografia (MO) e 01 (uma) entrevista (EN) a ser realizada com agricultores.
Critério
NF = P1 + P2 + (TP + MO + EN) / 3
Aproveitamento: será aprovado o aluno que obtiver presença igual ou superior a 70 % e NF (nota final) superior ou igual a 5,0.
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
DOURADO NETO, D.; FANCELLI, A.L. Produção de feijão. Editora Agropecuária, 2000. FANCELLI, A.L.; DOURADO NETO, D. Produção de milho. Editora Agropecuária, 2005 OMETTO, J.C. Bioclimatologia Vegetal. São Paulo, Ed. Agronômica Ceres, 1981. 440 p. REICHARDT, K. Processos de Transferência no Sistema Solo-Planta-Atmosfera. 4a. ed. rev. e ampliada. Campinas, Fundação Cargill, 1985. 466 p.
 

Clique para consultar os requisitos para LPV0557

Clique para consultar o oferecimento para LPV0557

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP