Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Produção Vegetal
 
Disciplina: LPV0683 - Produção de Cana-de-Açúcar
SugarCane Crop Production

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos de natureza básica e aplicada sobre as técnicas de produção vegetal da cana-de-açúcar, de maneira a capacitá-los no reconhecimento e diagnóstico de problemas relacionados à produção, visando à adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema de produção vegetal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60363 - Edgar Gomes Ferreira de Beauclair
76583 - Gil Miguel de Sousa Camara
2086021 - Marcos Silveira Bernardes
 
Programa Resumido
Estudo sobre a produção vegetal da cultura da cana-de-açúcar, enfocando principalmente a escala de planta, campo de produção e unidade produtora, aborda-se os seguintes temas: Panorama do setor canavieiro no Brasil e Mundo, Origem, difusão geográfica e importância da cultura; classificação botânica e descrição agrobotânica; fenologia, melhoramento genético e cultivares; ecofisiologia; preparo da área agrícola; instalação da cultura; condução da cultura; colheita; sistemas de produção; controles, custos e planejamento.
 
 
 
Programa
01. Apresentação do programa da disciplina, do sistema de avaliação, do calendário de provas e da bibliografia básica. Panorama da setor canavieiro. Visita ao campo para primeiros contatos com cana-de-açúcar. 02. Origem e importância econômica 03. Botânica e fisiologia. 04. Clima e ecofisiologia. 05. Primeira visita técnica 06. Solos e nutrição mineral. Adubação, acidez e calagem. Preparo do solo. 07. Segunda visita técnica 08. Sistemas de produção e produção de mudas 09. Instalação da cultura. 10. Tratos culturais de cana-planta e cana-soca. 11. Terceira visita técnica 12. Fitossanidade: Pragas e doenças 13. Colheita. 14. Usos da cana-de-açúcar: matéria-prima para agroindústria do açúcar, álcool e aguardente, forragem e consumo direto. 15. Controles e custos de produção, planejamento da produção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação da aprendizagem fundamenta-se na realização de 2 (duas) provas de natureza teórica e prática, 3 (três) relatórios de visitas a campo e 1 (um) trabalho de revisão bibliográfica e de acompanhamento de ensaio.
Critério
A ausência do aluno nas provas implicará em nota nula. Para a média aritmética das provas (P), dos relatórios de visita a campo (R), nota do trabalho de revisão (TR) e nota do trabalho de acompanhamento de ensaio de campo (EC) serão atribuídos os pesos 6, 2 e 2, respectivamente. A nota final (NF) é calculada pela seguinte fórmula: NF = (4,0*P + 2,0*R + 2,0*TR + 2,0*EC) / 10 É aprovado na disciplina, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e apresentar frequência regimental mínima.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BLACKBURN, F. Sugar-cane. Essex, Longman, 1984. 414 p. BRUGNARO, C. & SBRAGIA, R. Gerência agrícola em destilarias de álcool. Piracicaba, IAA/Planalsucar, 1986. 212 p. CÂMARA, G.M.S. & OLIVEIRA E.A.M. Produção de cana-de-açúcar. Piracicaba, ESALQ/USP, Departamento de Agricultura, FEALQ, 1993. CASAGRANDE, A. A. Tópicos de morfologia e fisiologia da cana-de-açúcar. Jaboticabal, FUNEP, 1991. 157 p. DINARDO-MIRANDA, L.L.; VASCONCELOS, A.C.M.de; LANDELL, M.G. de A. Cana-de-açúcar. Campinas, Instituto Agronômico, 2008. 882 p. HUMBERT, R.P. The growing of sugar cane. Amsterdan, Elsevier Publishing Company, 1968. 779 p. HUNSIGI, G. Production of sugarcane. Berlin, Springer-Verlag, 1993. 245 p. ORLANDO FILHO, J. (Coord.). Nutrição e adubação da cana-de-açúcar no Brasil. Piracicaba, IAA/Planalsucar, 1983. PARANHOS S.B. (coord.) Cana-de-açúcar: cultivo e utilização. Campinas, Fundação Cargill, 1987. 856 p (volumes I e II) SANTOS, F; BORÉM, A.; CALDAS, C. Cana-de-açúcar: bioenergia, açúcar e álcool – tecnologia e perspectivas. Viçosa, UFV, 2010. 577 p.
 

Clique para consultar os requisitos para LPV0683

Clique para consultar o oferecimento para LPV0683

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP