Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0419 - Produção Animal I
Animal production I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Ministrar aos estudantes conhecimentos essenciais sobre os sistemas de produção, alimentos, alimentação e nutrição, reprodução, melhoramento, sanidade, ambiência e conforto e qualidade dos produtos de origem animal, na forma de uma visão global da produção de animais não ruminantes no Estado de São Paulo e no Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3628090 - Gerson Barreto Mourão
87011 - Jose Eurico Possebon Cyrino
75154 - José Fernando Machado Menten
57932 - Luiz Lehmann Coutinho
2231328 - Urbano dos Santos Ruiz
73023 - Valdomiro Shigueru Miyada
 
Programa Resumido
Avicultura: estrutura da cadeia produtiva, produtos avícolas, planejamento e práticas de criação de aves. Piscicultura: princípios de biologia aquática, sistemas de criação, alimentação e nutrição de espécies nacionais e exóticas. Suinocultura: raças, cruzamentos industriais, reprodução, manejo, alimentação e nutrição e instalações. Fundamentos de melhoramento e biotecnologia animal.
 
 
 
Programa
Avicultura: evolução das aves industriais; situação atual e perspectivas da avicultura brasileira; estrutura da cadeia produtiva da avicultura no Brasil; produtos e subprodutos avícolas; integração avícola; cruzamentos industriais; planejamento avícola; fatores a serem considerados nas instalações de granjas avícolas; sistemas de criação, manejo e alimentação de frangos de corte, galinhas poedeiras e reprodutores. Piscicultura: caracterização biológica e sistemática das espécies exóticas e nacionais utilizadas em piscicultura; sistemas de produção e regimes de manejo; o conceito de capacidade de sustentação e fundamentos de manejo da qualidade da água para piscicultura; alimentação, nutrição e manejo alimentar de peixes em confinamento; manejo da reprodução – propagação artificial, número efetivo de reprodutores e endocruzamento em populações confinadas. Suinocultura: situação atual e importância econômica da suinocultura brasileira; principais raças de suínos; exterior dos suínos e sistemas de cruzamento industrial em suinocultura; características reprodutivas e sua importância na produção industrial de suínos; manejo da reprodução em suinocultura industrial; manejo do rebanho suíno - marcação; castração; vacinação; desmama, etc. Biotecnologia animal: princípios básicos de engenharia genética; aplicações da biologia molecular e biotecnologia na produção animal; noções de composição corporal; curvas de crescimento, princípios de biologia do crescimento; modo de ação e as aplicações dos reguladores e promotores de crescimento na produção animal. Melhoramento animal: a genética dos caracteres métricos: genes que afetam os caracteres quantitativos; estimação de parâmetros genéticos e do valor genético; os programas de seleção na pesquisa e na prática da produção animal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Na avaliação da disciplina será feita a partir de provas parciais não cumulativas.
Critério
A média final (MF) será calculada através da média aritmética das provas parciais.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece atividade ou prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Associação Brasileira de Criadores de Suínos [ABCS]. 2014. Produção de Suínos: Teoria e prática. ABCS, Brasília, DF.
Baldisserotto, B. e L.C. Gomes. 2010. Espécies Nativas para Piscicultura no Brasil. 2ed. Editora da UFSM, Santa Maria, RS.
Baldisserotto, B., J.E.P. Cyrino, e E.C. Urbinati, editores. 2014. Biologia e Fisiologia de Peixes Neotropicais de Água Doce. Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão [FUNEP], Jaboticabal, SP.
Berchieri Jr., A., E.N. Silva, J. Fábio, L. Sesti, e M.A.F. Zuanaze, editores. 2009. Doenças das Aves. 2ed. Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia [FACTA], Campinas, SP.
Brown, T. A. 1999. Genética: Um enfoque molecular. 3ed. Editora Guanabara-Koogan. Rio de Janeiro, RJ.
Cyrino, J.E.P., E.C. Urbinati, D.M. Fracalossi e N. Castagnolli, editores. 2004. Tópicos Especiais em Piscicultura de Água Doce Tropical Intensiva. Associação Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática [AQUABIO], Jaboticabal, SP.
Farah, S.B. 2007. DNA: Segredos e Mistérios. Editora Sarvier, São Paulo, SP.
Fracalossi, D.M. e J.E.P. Cyrino, editores. 2012. NUTRIAQUA – Nutrição e Alimentação de espécies de interesse para a aquicultura brasileira. Ministério da Pesca e Aquicultura, Florianópolis, SC.
Kinghorn, B., J. van der Werf e M. Ryan. 2006. Melhoramento Animal: Uso de novas tecnologias. Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz [FEALQ], Piracicaba. SP.
Lodish, H., A. Berk, P. Matsudaira, C.A. Kaiser, M. Krieger, M.P. Scott, L. Zipursky e J. Darnell. 2005. Biologia Celular e Molecular. 5ed. Artmed, Porto Alegre, RS.
Macari, M. e A.A. Mendes, editores. 2005. Manejo de Matrizes de Corte. Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia [FACTA], Campinas, SP.
Malacinski, G.M. 2005. Fundamentos de Biologia Molecular. 4ed. Editora Guanabara-Koogan. Rio de Janeiro, RJ.
Macari, M., A.A. Mendes, J.F.M. Menten e I.A. Nääs, editores. 2014. Produção de Frangos de Corte. 2ed. Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia [FACTA], Campinas, SP.
Pierce, B.A. 2004. Genética: Um enfoque conceitual. 3ed. Editora Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, RJ.
Regitano, L.C. de A. e L.L. Coutinho. 2001. Biologia Molecular Aplicada à Produção Animal. EMBRAPA Informação Tecnológica, Brasília, DF.
Sakomura, N.K. J.H.V. Silva, F.G.P. Costa, J.B.K. Fernandes e L. Hauschild. 2014. Nutrição de Não Ruminantes. Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão [FUNEP], Jaboticabal, SP.
Seganfredo, M.A., editor. 2007. Gestão Ambiental na Suinocultura. Editora da EMBAPA, Brasília, DF.
 

Clique para consultar os requisitos para LZT0419

Clique para consultar o oferecimento para LZT0419

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP