Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0547 - Planejamento de Sistemas de Produção de Ruminantes
Planning and Management of Forage Livestock Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como principal objetivo fornecer aos alunos uma visão sistêmica da produção de ruminantes integrando conhecimentos das diversas disciplinas relacionadas com os fatores PLANTA:ANIMAL:MEIO. Com isso, pretende-se habilitar o aluno para que o mesmo seja capaz de conhecer, planejar, dimensionar, implantar, conduzir, e avaliar sistemas pecuários completos, a partir de avaliação técnica da infra-estrutura física, material, biológico disponível (animal e vegetal), qualidade da condução e gerenciamento , potencial para aplicação de tecnologia, e fatores de mercado. Espera-se, assim, poder inteferir sobre a eficiência global desses sistemas e propor técnicas que possam torná-los mais competitivos como atividade econômica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
601762 - Carlos Guilherme Silveira Pedreira
 
Programa Resumido
No decorrer do curso será feita uma abordagem dos componentes dos sistemas de produção de ruminantes, discutindo primeiramente suas características particulares e, em seguida, como se inserem no contexto do sistema. Serão também discutidas as interações entre os componentes de maneira que possa vislumbrar a estrutura e quantificar o potencial de manipulação do sistema a partir de ajuste em um ou alguns componentes do processo produtivo. Serão abordados aspectos de avaliação, dimensionamento e planejamento tais como levantamento inicial (fatores de ambiente, estabelecimento dos potenciais biológicos do sistema, opções de exploração, infra-estrutura física e mão-de-obra, características de rebanho, índices de produtividade), proposta de sistema de exploração (nível de especialização da mão-de-obra e grau de intensificação de manejo possível de ser atingido), identificação de deficiências e propostas de melhoria para o rebanho (planejamento da alimentação) e propostas de manejo das áreas de produção de alimento, com ênfase para os volumosos, nas diferentes épocas do ano, em função da estacionalidade da produção forrageira. Serão também abordados aspectos econômicos e de mercado que afetam a tomada de decisão técnica.
 
The course approaches the components of the production systems of ruminants, primarily discussing their particular characteristics and then how they fit within the system. Interactions between the components emphasizing the structure and quantification of the potential for system manipulation for adjusting one or more components of the production process are also discussed. Aspects of assessment, evaluation, dimensioning and planning the livestock enterprise will be addressed such as the initial survey (establishing soil use capacity, its occupation, physical infrastructure and labor force, herd characteristics, productivity indexes), proposal of an exploration system (level of specialization of the labor force and degree of management that can be achieved), identifying the deficiencies and proposals of improvements for the herd (feeding strategies) and management proposals of the feed production areas.
 
 
Programa
Componentes edafo-climáticos e biológicos do sistema de produção animal. A estacionalidade da produção de alimentos e as oportunidades de manipulação de fatores que a afetam. Componentes de SUPRIMENTO e de DEMANDA por alimentos em sistemas de produção animal e suas relações no planejamento da alimentação. O mercado como regulador e determinante das tomadas de decisão e das estratégias adotadas no sistema. Histórico e uso de índices mercadológicos na condução da atividade. Aspectos conceituais do planejamento anual da produção de ruminantes baseada em pastagens (uso dos conceitos de SUPRIMENTO e DEMANDA e níveis hierárquicos do processo de tomada de decisão). Aspectos quantitativos e qualitativos do complexo FORRAGEM:ANIMAL. Conceitos e definições. Produção, desempenho, e produtividade. Estratégias de manejo e métodos de pastejo. Efeito do clima na produção de alimento. Modelos de produção de forragem baseados em variáveis climáticas e seu uso como ferramenta de gerenciamento. Mecanização do sistema de produção animal: planejamento do parque de máquinas e das operações mecanizadas. Conservação de forragem: opções, modalidades e planejamento da suplementação volumosa. Engorda confinada como opção de terminação de animais para o mercado: considerações técnicas. Manejo nutricional do rebanho: exigências nutricionais e planejamento da alimentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação constará de um componente teórico e um componente prático. O componente teórico constará de três provas realizadas em sala de aula, uma ao final de cada terço do curso, aproximadamente. A prova final poderá ter caráter cumulativo, a critério do instrutor. O componente prático consistirá da elaboração de um projeto de exploração pecuária a ser elaborado durante o transcorrer do semestre. Esse projeto exigirá a aplicação dos conceitos discutidos em classe, integrando os componentes do sistema de produção, e deverá ser entregue na forma escrita, além de ser apresentado oralmente ao final do curso. A frequência às aulas será controlada.
Critério
No cálculo da média final de curso para cada aluno, a média das provas (componente teórico) terá peso relativo de 60% e a nota do projeto (componente prático) terá peso 40%. No cálculo da nota teórica a primeira e a segunda provas terão peso relativo de 25% cada, e a prova final participará com 50%. Não há prova repositiva. Falta a qualquer uma das provas corresponderá a nota “zero”. O aluno que tiver, ao final do semestre, frequência menor que 70% (incluindo os dias de prova) será reprovado, independentemente da média final.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Anais do 9º Simpósio sobre Produção Animal: Confinamento de bovinos. FEALQ, Piracicaba, SP. 1996.
Anais do 10º Simpósio sobre Produção Animal: Planejamento da Produção Leiteira. FEALQ, Piracicaba, SP. 1998.
Anais do 13º Simpósio sobre Manejo da Pastagem: Produção de bovinos a pasto. FEALQ, Piracicaba, SP 1996.
Anais do 14º Simpósio sobre Manejo da Pastagem: Fundamentos do pastejo rotacionado. FEALQ, Piracicaba, SP. 1997.
Anais do 18º Simpósio sobre Manejo da Pastagem: Planejamento de Sistemas de Produção em Pastagens. FEALQ, Piracicaba, SP. 2001.
Anais do 19º Simpósio sobre Manejo da Pastagem: Inovações Tecnológicas no Manejo de Pastagens. FEALQ, Piracicaba, SP. 2002.
Anais do 20º Simpósio sobre Manejo da Pastagem: Produção Animal em Pastagens. FEALQ, Piracicaba, SP. 2003.
Anais do 3º Simpósio sobre Ecossistema de Pastagens. FUNEP, Jaboticabal, SP. 1997.


 

Clique para consultar os requisitos para LZT0547

Clique para consultar o oferecimento para LZT0547

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP