Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0551 - Forragicultura
Forage Crop

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Capacitação técnica e teórica dos alunos para uso e manejo de pastagens tropicais para produção animal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
700706 - Luiz Gustavo Nussio
2085506 - Sila Carneiro da Silva
 
Programa Resumido
O curso é programado para oferecer aos estudantes do curso de agronomia conhecimentos teóricos e
práticos no sentido de prepará-los profissionalmente para atuação no campo de produção e manejo de
plantas forrageiras e pastagens. O processo é feito por meio de aulas teóricas em sala de aula e viagem
didática do tipo estruturante e complementar com o objetivo de contextualização e integração dos temas
abordados ao longo do semestre. A habilitação desses técnicos possibilita desempenho na exploração técnica de espécies animais que utilizam as pastagens e alimentos volumosos para produção animal.
 
The course is programmed to offer students of the agronomy course theoretical knowledge and practical in the sense of preparing them professionally to work in the field of production and management of forage plants and pastures. The process is done through theoretical classes in the classroom and travel didactics of the structuring and complementary type with the objective of contextualizing and integrating the themes addressed throughout the semester. The qualification of these technicians enables performance in technical exploration of animal species that use pastures and roughage for animal production.
 
 
Programa
• Importância das áreas de pastagens para a produção animal – contextualização da disciplina e da forma como será abordada
• Necessidades edafoclimáticas das plantas forrageiras e o reconhecimento de regiões agro-pastoris – conhecimento das restrições climáticas e de solo à exploração de plantas forrageiras e pastagens e suas implicações
• Uso de corretivos e fertilizantes em pastagens (calcário, gesso, nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes) – fontes, formas de aplicação, análise de solo e sua interpretação, cálculo de adubação etc.
• Irrigação de pastagens – particularidades e contexto
• Identificação de espécies forrageiras (gramíneas e leguminosas) – componente prático a ser realizado em canteiro agrostológico a ser mantido pelos alunos da disciplina de forma alternada nos semestres com aqueles de LZT 520
• Crescimento e desenvolvimento de plantas forrageiras (aspectos fenológicos, morfogênese e suas implicações para a produção de forragem) – conhecimento de como a planta cresce e vegeta e suas implicações sobre a produção de forragem em quantidade e qualidade e sua colheita pelos animais; o conceito de metas ou alvos de manejo
• Uso estratégico de práticas de conservação e suplementação como forma de viabilizar a realização das metas ou alvos de manejo – integração das disciplinas de forma lógica indicando como elas se integram e se complementam, favorecendo a visualização do conjunto e de oportunidades de intervenção no processo (manejo)
• Orçamentação forrageira como ferramenta de auxílio no processo de planejamento e tomada de decisões – exemplo prático de como planejar manejo e produção animal em pasto
• Tipos de cercas e dimensionamento de rebanho, taxa de lotação, pastos e áreas de culturas forrageiras suplementares – conhecimento de como levantar dados e informações necessárias para os cálculos e dimensionamentos necessários. Exemplos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Três provas mais trabalhos práticos.
Critério
A disciplina possui duas provas que geram uma média aritmética simples que deve ser maior ou igual a 5.
Norma de Recuperação
Não há prova de reposição e nem de recuperação.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
Pastagens.Fundamentos da Exploração Racional. In: PEIXOTO, A.M. MOURA, J.C. & FARIA, V.P.Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1986. Piracicaba, SP.
Ecofisiologia da Produção Agrícola. 1987. “In”. CASTRO, R. C. Ferreira, S O & YAMADA, T. Associação Brasileira para Pesquisa de Potássio e Fosfato. Piracicaba, SP.
Da Silva, S.C.; Nascimento Junior, D.; Euclides, V.B.P. Pastagens: conceitos básicos, produção e manejo. Suprema Gráfica Ltda., Viçosa, MG, 2008.
HODGSON, J. Grazing management – science into practice. Essex: Longman Scientific & Technical, 1990.
Anais dos Simpósios sobre o Manejo de Pastagens da ESALQ.
 

Clique para consultar os requisitos para LZT0551

Clique para consultar o oferecimento para LZT0551

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP