Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0614 - Melhoramento Genético Animal
Animal Breeding

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Transmitir aos alunos conhecimentos teóricos e práticos relativos ao melhoramento genético das principais espécies exploradas para fins de produção animal, com ênfase nos bovinos de corte e de leite, suínos, aves, ovinos e caprinos. Discutir os instrumentos necessários para entender o planejamento de programas de melhoramento genético, aplicáveis às diversas espécies exploradas pelo homem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3628090 - Gerson Barreto Mourão
 
Programa Resumido
Genética dos caracteres qualitativos e quantitativos. Variação genética. Modo de ação dos genes. Herdabilidade e correlação genética. Interação genotipo-ambiente. Seleção dos reprodutores, fatores que afetam o ganho genético. Métodos de seleção. Sistema de acasalamento, endogamia e exogamia. Os cruzamentos na produção animal. Biotecnologia Animal. Aspectos do melhoramento das principais espécies de animais domésticos.
 
Genetics of qualitative and quantitative characters; Genetic variation; Function of genes; Heritability and genetic correlation; Genotype and environment interaction; Selection of breeding animals, factors that affect the genetic gain; Selection methods: mating system, inbreeding and outbreeding; Crossing in animal production; Animal biotechnology; Aspects of the improvement of the main species of domestic animals.
 
 
Programa
A genética dos caracteres qualitativos nos animais domésticos. Os marcadores genéticos e suas aplicações. A genética dos caracteres quantitativos. Herança poligênica. Variação fenotípica e variação genética. Herdabilidade e repetibilidade. Conceitos fundamentais e métodos de estimação.
Associação entre caracteres, correlação fenotípica, genética e ambiental. Estimativas da correlação genética e sua importância para o melhoramento. Interação genótipo-ambiente no contexto do melhoramento animal. A natureza da interação. Estimativa e conseqüências da interação.Princípios gerais da seleção dos reprodutores. Fatores que afetam a resposta à seleção: diferencial de seleção; intervalo entre gerações; herdabilidade. Ganho genético em diferentes tipos de seleção. As bases para seleção dos reprodutores: Seleção massal; seleção pelo pedigree, teste de progênie e seleção de família. Métodos de Seleção para mais de um caráter: conjugado, níveis independentes de descarte e índices de seleção. Sistema de acasalamento. Classificação dos acasalamentos: endogamia, exogamia, dissociação. Conseqüências genéticas e fenotípicas de cada sistema. A heterose e a complementaridade nos cruzamentos. Os esquemas de cruzamento na produção animal. Melhoramento genético de bovinos de corte. As principais características, a sua herança e os métodos apropriados para seleção. O sistema de cruzamento na pecuária de corte no Brasil. Melhoramento genético dos bovinos leiteiros - os principais caracteres envolvidos e sua herança. Métodos de seleção dos touros e vacas. Os cruzamentos e a produção de leite em condições tropicais. Melhoramento genético dos suínos - os caracteres relativos à produção e ao crescimento e produto das progênies. Seleção dos reprodutores suínos: machos e fêmeas. As estações de avaliação e os testes. Melhoramento genético de ovinos e caprinos. Os principais caracteres. Sistemas de seleção e de acasalamento. Novas tecnologias da reprodução animal: inseminação artificial, transplante de embriões, sexagem de sêmen, animais transgênicos e clonagem e suas conseqüências para o melhoramento animal. A biologia molecular aplicada à seleção e melhoramento animal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita por provas, seminários e exercícios.
Critério
Média Final das Provas + Seminários + Exercícios.
Norma de Recuperação
Será oferecida uma prova de recuperação, a qual abordará todo o material lecionado durante o curso seguindo calendário da unidade de ensino.

 
Bibliografia
     
BORDON, R. M. Understanding Animal Breeding. 2nd ed., Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ. 538p., 2000.
ELER, J.P. Teoria e Métodos em Melhoramento Genético Animal. FZEAZ/USP, Apostila, Pirassununga, 2003.
FALCONER, D.S.; MACKAY, T.F.C. Introduction to Quantitative Genetics. 4th ed., Longman Group Limited, Essex, Englande, 464 p., 1996.
GAMA, L.T. Melhoramento genético animal, Escolar Editora, 306 p., 2002.
KINGHORN, B.; VAN DER WERF, J.; RYAN, M. [trad. Cardoso, V.; Carvalheiro, R.] Melhoramento animal : uso de novas tecnologias, FEALQ, Piracicaba, 367 p., 2006
LASLEY, J.F. Genetics of Livestock Improvement. 4° ed., Prentice hall, New Jersey, 477 p., 1987.
NICHOLAS, F.W. [trad. Fischer, R.] Introdução a genética Veterinaria. Ed. Artmed, Porto Alegre, 326p., 1999.
PEREIRA, J.C.C. Melhoramento genético aplicado a produção animal, 5ª Ed., FEPMVZ. Editora, Belo Horizonte, 618 p, 2008.
VAN VLECK, L.D. Selection index and introduction to mixed model methods. CRC Pres. Boca Raton, FL., 481 p., 1993.
VAN VLECK, L.D.; POLLAK, E.J.; OLTENACU, E.A.B. Genetics for the Animal Sciences. Freeman and Co., New York. 391 p, 1987.

Periódicos recomendados:
1. Revista Brasileira de Zootecnia
2. Journal of Animal Science
3. Journal of Dairy Science
4. Livestock Production
5. Genetic, Selection and Evolution
6. Journal Animal Breeding and Genetics
 

Clique para consultar os requisitos para LZT0614

Clique para consultar o oferecimento para LZT0614

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP