Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0635 - Estágio Supervisionado em Práticas Zootécnicas II
Supervised Internship in Animal Science II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 105 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 14/07/2019

Objetivos
Possibilitar o planejamento de programas de Produção Animal aplicáveis as diversas espécies.
Captação prática dos alunos em assuntos que permitam a identificação e solução dos problemas na exploração animal.
Ao longo do estágio, através do desenvolvimento do senso crítico, os alunos deverão ser capazes de avaliar situações. Identificar problemas e propor soluções técnicas compatíveis com a realidade da situação abordada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
601762 - Carlos Guilherme Silveira Pedreira
 
Programa Resumido
Por ocasião do estagio Supervisionado  em Práticas Zootécnicas II o aluno terá oportunidade de aprimorar  seus  conhecimentos práticos relacionados com  a Produção Animal nas diferentes áreas de atuação:  Ruminantes ou Não Ruminantes.
 
The objective of the supervised internship in animal science is to offer the agronomy students practical knowledge in ruminant and non-ruminant production.
 
 
Programa
O aluno interessado em realizar o Estágio Supervisionado em Praticas Zootécnicas I escolherá o Setor no qual tem interesse bem como a área de atuação a qual seu orientador estiver vinculado. 1- O Setor de Ruminantes compreendendo as áreas de Bovinocultura de Leite e de Corte. Ovinocultura, Caprinocultura e Forragicultura, executando tarefas tais como; Manejo nutricional do rebanho, arraçoamento dos animais, controle do consumo, aleitamento de bezerros ou cabritos, etc. Cuidados Sanitários: aplicação de vacinas, medicamentos e execução  de práticas que visam a prevenção de doenças. Controle zootécnico: acompanhamento do ganho de peso dos animais, controle do nascimento e descarte dos animais, etc. Produção de alimentos: fenação, ensilagem, preparo de concentrados, manejo de pastagens, etc. Pesquisa, coleta e manuseio de amostras de experimentos com animais e forragens; manutenção e  organização de áreas experimentais e laboratórios, auxílio em procedimentos analíticos nos  laboratórios de nutrição animal e de plantas forrageiras. 2- Setor de Não Ruminantes compreendendo as áreas de Suinocultura, Avicultura, Equinocultura,  Piscicultura e Biotecnologia, executando tarefas tais como: Manejo nutricional do rebanho; arraçoamento dos animais, controle do consumo, etc. Cuidados sanitários: aplicação de vacinas, medicamentos e execução de práticas que visam a prevenção de doenças. Controle zootécnico: acompanhamento do ganho de peso dos animais, controle do nascimento  e descarte dos animais, etc. Produção de alimentos; formulação e preparo de rações, peletizacão, etc. Pesquisa, coleta e manuseio de amostras  de experimentos com animais e forragens, manutenção e organização de áreas experimentais, auxílio em procedimentos analíticos nos laboratórios  de biotecnologia, crescimento animal, nutrição de peixes.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Relatório de Estágio
Critério
Relatório de Estágio e desempenho durante a realização do estágio.A critério do docente, supervisor de cada aluno.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     


ANDRIGUETTO, J.M. (editor). Normas e Padrões de Nutrição Animal. Editora e Publicitária Ltda., Curitiba, PR, 1993.
CAVALCANTI, S.S. Produção de Suínos. Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, Campinas, SP. 453 p., 1984.
CARVALHO, R.T.L., & HAADDAD, C.M., A Criação e a Nutrição do Cavalo. Publicações Globo Rural, Editora Globo, Rio de Janeiro, 1180 p., 1987.
CYRINO, J.E.P., e KUBITZA. F.,1995. Anais do Simpósio Internacional sobre Nutrição de Peixes e Crustáceos. Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, Campinas, SP. 1995.
ENGLERT, S. Avicultura. Tudo sobre Raças, Manejo e Alimentação. 7Ed. Livraria Editora Agropecuária, Guaíba. 288 p. 1987.
PEIXOTO, A M., MOURA, J.C., FARIA, V.P. (8ed.). Pastagens. Fundamentos da Exploração Racional. Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP. 1986.
RODRIGUES, L.P.A., RODRIGUES, T.J.D. & FAVORETTO, V. (eds.). Anais do 3.º Simpósio sobre ecossistemas de pastagens. FUNEP, Jaboticabal, SP., 1997.
PEIXOTO, A . M., MOURA, J.C. FARIA, V.P. (eds.). Anais do 10º , 13o e 14o Simpósio sobre Manejo da Pastagem. FEALQ, Piracicaba, SP, 1993, 1996 e 1997.
SID 1986. Sheep Production Handbook. American Sheep Industry Association. Englewood, CO.
SCHMITTOU, H.R. Produção de Peixes em Alta Densidade em Tanques-rede de Pequeno Volume. Associação Americana de Soja/Mogiana Alimentos S/A (tradução de Eduardo Ono; editoração de Silvio Romeiro Carvalho Coelho). Mogiana Alimentos S/A, Campinas, SP. 1997.
WOYNAROVICH, E. e HARVÁTH, L. A Propagação Artificial de Peixes de Águas Tropicais. Manual de extensão. FAO/CODDEEVASF/CNPq, Brasília, DF. 1983.

Periódicos
Animal Genetics.
Journal of Animal Science
Journal of Dairy Science
Revista Brasileira de Zootecnia
Pesquisa Agropecuária Brasileira.




 

Clique para consultar os requisitos para LZT0635

Clique para consultar o oferecimento para LZT0635

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP