Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0643 - Avicultura
Poultry Production

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Dar ao estudante uma visão global da produção avícola, enfatizando sua importância econômica e social, as bases biológicas e as tecnologias para a produção de galinhas poedeiras, aves, matrizes e frangos de corte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
75154 - José Fernando Machado Menten
 
Programa Resumido
Esta disciplina compreende aspectos teóricos e práticos da moderna produção de aves, chamada Avicultura Industrial, nos moldes em que esta atividade se desenvolve no Brasil, e, mais particularmente, em São Paulo. Oferece subsídios para o planejamento de novas criações e para a introdução de novas técnicas nas criações já estabelecidas. Enfatiza a importância econômica da Avicultura, os diferentes segmentos da atividade que podem ser explorados comercialmente, as particularidades da reprodução de aves, as raças e o melhoramento genético, o manejo geral do rebanho de poedeiras, matrizes e frangos de corte na alimentação e a formulação de rações para atender às exigências.
 
Theoretical and practical aspects of modern poultry production, Industrial Poultry in Brazil, especially in São Paulo State; New poultry planning and techniques; Poultry economic importance and its different activity for commercial segments; Poultry reproduction, breeding and genetic improvement; Female poultry management, matrix and food commercial poultry and ration formulation requirements.
 
 
Programa
Parte Teórica Importância zootécnica e econômica da Avicultura. História da produção avícola no Brasil. Estatística da produção: mercado interno exportação. Regiões avícolas. Problemas atuais. Produtos e subprodutos avícolas. Estrutura da produção avícola. Integração avícola. Origem e classificação das aves. Raças, linhagens e variedades das aves domésticas. Cruzamentos industriais. Aspectos anatômicos e fisiológicos das aves. Genética e melhoramento avícola: herança dos caracteres qualitativos e quantitativos de interesse econômico. Planejamento avícola: fatores a serem considerados na instalação de granjas comerciais. Instalações e equipamentos avícolas. Reprodução avícola. Incubação: incubatório, equipamentos e fluxogramas operacionais. Medidas sanitárias. Fatores que afetam a incubabilidade dos ovos. Criação das aves: sistemas de criação, manejo de criação e arraçoamento de frangos de corte, aves para produção de ovos de consumo e aves reprodutoras. Exigências nutritivas das aves. Programas de alimentação. Alimentos e aditivos utilizados nas rações avícolas. Tipos e formas de rações. Profilaxia e controle das principais doenças parasitárias e infecto-contagiosas. Doenças nutricionais. Comercialização e tecnologia dos ovos. Comercialização e tecnologia da carne de aves. Parte Prática: Exame interno e descrição dos principais órgãos. Exterior das principais raças, linhagens e variedades das aves domésticas. Incubação: manejo da incubação, análise dos ovos e dos resíduos de incubação para levantamento do perfil reprodutivo das aves reprodutoras. Ovoscopia. Planejamento avícola: Cálculo da área mínima para implantação de uma granja avícola. Estudos econômicos das diferentes criações das aves. Formulação de rações: métodos e fatores a serem considerados na formulação. Seleção e refugagem das aves comerciais e reprodutoras. Necropsia das aves: tecidos e órgãos para análises patológicas. Determinação e reconhecimento da qualidade dos produtos avícolas. Visitas a organizações avícolas.








 
 
 
Avaliação
     
Método
Três provas teórico-práticas distribuídas ao longo do semestre, apresentação de um trabalho com tema estabelecido para cada aluno, participação individual.
Critério
Provas: Peso 8, Trabalho: Peso 1, Participação - Peso 1.
Norma de Recuperação
Uma prova abrangendo toda a matéria do semestre.
 
Bibliografia
     
Englert, S. Avicultura.Tudo sobre raças, manejo e alimentação. 7ed. atual. Livraria e Editora Agropecuária. Ltda., Guaíba, RS, 1998.
Campos, E.J. Avicultura – razões, fatos e divergências. F.E.P.-MYZ Editora, Belo Horizonte, MG, 2000.
Macari, M., Furlan, R. L., Gonzáles, E. (ed.). Fisiologia Aviária Aplicada a Frangos de Corte. Funep/Unesp, Jaboticabal, SP, 2002.
Mendes, A. A., Nääs, I. A., Macari, M. (ed.). Produção de Frangos de Corte. Facta, Campinas, SP, 2004.
Berchieri Jr., A., Silva, E. N., Fábio, J., Sesti, L., Zuanaze, M.A.F. (ed.) Doenças das Aves. 2.a ed. Facta, Campinas, SP, 2009.
Macari, M., Mendes, A.A. (ed.). Manejo de Matrizes de Corte. Facta, Campinas, SP, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para LZT0643

Clique para consultar o oferecimento para LZT0643

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP