Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0644 - Suinocultura
Swine Production

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Dar ao estudante uma visão global da suinocultura a nível do Estado de São Paulo e do Brasil, e apresentar as técnicas para criação racional de suínos, ressaltando os principais problemas e os aspectos econômicos e sociais.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
73023 - Valdomiro Shigueru Miyada
 
Programa Resumido
Esta disciplina compreende aspectos teóricos e práticos da moderna produção de suínos, chamada suinocultura industrial, nos moldes em que esta atividade se desenvolve no Brasil e, mais particularmente, em São Paulo. Oferece subsídios para o planejamento de novas criações bem como a condução racional de criações já estabelecidas. Enfatiza a importância econômica da suinocultura, as raças e o melhoramento genético, as particularidades da reprodução de suínos, o manejo geral do rebanho, a alimentação e a formulação de rações, etc.


 
This course covers theoretical and practical aspects of the modern swine production (industrial swine production) developed in Brazil, and particularly in Sao Paulo State; It provides resources to develop projects of new swine production units as well as to manage installed production units; It emphasizes the economic importance of swine production, swine breeds and breeding, swine reproduction, housing, general management of the herd, swine feeding and feed formulation.
 
 
Programa
Parte Teórica: A produção no Brasil e no mundo: histórico, importância econômica, estatísticas de produção atual e perspectivas. O suíno: classificação zoológica; origem e domesticação; características biológicas; características econômicas; tipos de suínos. Raças, genética e melhoramento de suínos: aplicação dos conceitos de genética; objetivos do melhoramento; seleção; estudo do exterior; índices de seleção; sistemas de cruzamento. Bases para o planejamento de uma criação de suínos: análise do mercado; recursos disponíveis; dimensionamento de instalações; equipamentos; ração; água; custo de produção e tipos de produção. Reprodução: anatomia do sistema reprodutor masculino e feminino; puberdade; cio e ciclo estral; acasalamento; gestação, parição; inseminação artificial; fatores que afetam a eficiência reprodutiva. Nutrição dos suínos: aparelho digestivo; nutrientes essenciais; exigências nutricionais; interações entre nutrientes; deficiências nutricionais. Alimentação dos suínos: descrição e caracterização dos diferentes alimentos; formulação de rações; aditivos. Manejo do rebanho suíno: manejo de leitões ao nascer; manejo de leitões da desmama ao abate; manejo de matrizes em pré-gestação, gestação e lactação; manejo de cachaços; manejo da alimentação das diversas categorias de suínos. Manejo sanitário do rebanho suíno, envolvendo isolamento, limpeza e desinfecção das instalações dos animais. Manejo dos dejetos dos suínos. Instalações para suínos: conforto ambiental, fatores que afetam a produtividade; edificações para os animais; construções complementares. Técnica de pesquisa com suínos; experimentos de nutrição e alimentação de suínos. O suíno como produtor de carne: fatores que afetam a qualidade da carcaça; avaliação de carcaças; mercado de carne suína e derivados e qualidade da carne.
Parte Prática:
Apreciação, avaliação e escolha dos leitões destinados à reprodução e de reprodutores nas raças criadas no Departamento de Zootecnia Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Proporções mais usuais de alimentos em rações de suínos. Formulação de ração e arraçoamento. Manejo e práticas criatórias: marcação, desmama, vacinação, castração, aplicação de ferro, aplicação de vermífugos, administração de medicamentos, pesagens e outras práticas rotineiras de manejo. Manejo sanitário do rebanho. Escrituração zootécnica e registro genealógico. Profilaxia e higiene das instalações. Serviços de rotina de uma granja de suínos. Pararasitas mais comuns dos suínos – profilaxia e combate.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas semanais, duas provas parciais e relatórios.
Critério
Média Final: Média ponderada das provinhas, provas e relatórios conforme especificado a seguir: 1ª Prova – Peso 2,0; 2ª Prova – Peso 2,0; Média das provinhas semanais – Peso 1,0; Média dos relatórios de aulas práticas – Peso 1,5; e Relatório da Excursão – Peso 1,5.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita de cerca de 02 horas de duração, envolvendo todo o programa cumprido durante o semestre.

 
Bibliografia
     
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAVALCANTI, S.S. Produção de Suínos. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1984. 453p.
GOMES M.F.M.; GIROTTO, A.F.; TALAMINI, D.J.D. et al. Análise Prospectiva do Complexo Agroindustrial de Suínos no Brasil. Concórdia: EMBRAPA (Doc. n.º 26), 1992, 108 p.
KRIDER, J.L.; CONRAD, J.H.; CARROLL, W.E. Swine Production. 5.ª ed. New York: McGraw-Hill Book Company, 1982. 679p.
MACHADO, L.C.P. Os Suínos. Porto Alegre: Editora A Granja, 1967. 622p.
MILLER, E.R.; ULLREY, D.E.; LEWIS, A.J. Swine Nutrition. Stoneham: Butterworth-Heinemann, 1991. 673p.
MIYADA, V.S.; LAVORENTI, A. Atualização em Suinocultura. Piracicaba: FEALQ, 1985. 132p.
POND, W.G.; MANER, J.H. Swine Production in Temperate and Tropical Environments. San Francisco: W.H. Freeman and Company, 1974. 646 p.
SOBESTIANSKY, J.; WENTZ, I.; SILVEIRA, P.R.S. et al. Manejo em Suinocultura: Aspectos Sanitários, Reprodutivos e de Meio Ambiente. Concórdia: EMBRAPA (Circ. Téc. n.º 07), 1985. 184p.

 

Clique para consultar os requisitos para LZT0644

Clique para consultar o oferecimento para LZT0644

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP