Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0650 - Bovinocultura de Corte
Beef Cattle Husbandry

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos conhecimentos dos princípios básicos e dos processos biológicos envolvidos no crescimento de animais. Capacitar aos alunos na leitura, compreensão e interpretação da leitura científica relacionada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5735072 - Roberto Sartori Filho
 
Programa Resumido
O curso será iniciado com justificativas da importância dos produtos animais para alimentação da população. A seguir, serão apresentados aos estudantes noções de composição corporal, curvas de crescimento, e vários conhecimentos de biologia de crescimento que permitirão aos alunos entender e apreciar o modo de ação e as aplicações promotores de crescimento na produção animal.
 
The importance of animal products to feed the population; Body composition; Growth curves; Growth biology knowledge for understanding the actions and promoting growth applications in animal production.
 
 
Programa
Importância da bovinocultura de corte. Características gerais da criação. Considerações sobre o rebanho brasileiro. Raças de bovinos de corte que interessam ao Brasil. Considerações sobre tipo, julgamento e avaliação de bovinos. Crescimento de bovinos de corte e seu manejo. Reprodução de bovinos de corte e seu manejo. Exigências nutricionais de bovinos de corte para manutenção, crescimento, reprodução e engorda. Alimentação de gado de corte: Pastagens, feno, silagem, capineiras, resíduos agrícolas e industriais e sub-produtos. Suplementado mineral de bovinos de corte. Formulação de suplementos. Instalações e equipamentos. Práticas criatórias. Manejo sanitário. Sistema de produção nas fezes de cria recria engorda. Manejo de alimentação e formulação de suplementos protéicos, e de rações completas. Melhoramento aplicado à produção de carne bovina. Testes de desempenho individual e progênie. Cruzamentos. Comercialização de bovinos de corte. Avaliação de carcaças bovinas. Rendimento de carcaças e de carne. Subprodutos. Considerações gerais sobre a bubalinocultura em relação a bovinocultura de corte. Estabelecimento e manejo de rebanhos para produção de carne e reprodutores
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) MÉTODO:
Três provas discursivas serão utilizadas.
Critério
b) CRITÉRIO:
03 Provas: 1ª Prova: 25%,
2ª Prova: 25%
3ª Prova: 50%
Norma de Recuperação
c) NORMA DE RECUPERAÇÃO:
Não haverá prova de recuperação

 
Bibliografia
     
PEIXOTO, A.M. , MOURA, J.C. & FARIA, V.P. Bovinocultura de Corte, 2ed. 1993. Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ.
PEIXOTO, A.M., BOIN, C., HADDAD, C.M. & BOSE, M.L.V. Confinamento de Bovinos de Corte, FEALQ.
Anais, Simpósio do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 4.º Seminário Técnico de Produção de Rações. 3. Campinas, 1992. p. 27-61.
Anais do 7.º Simpósio sobre Manejo de Pastagens. Editores: PEIXOTO, A.M., MOURA, J.C. & FARIA, V.P., 1984.
Anais do Congresso Brasileiro de Pastagens, 86. (Anais do 8.º Simpósio sobre Manejo de Pastagens. Editores: PEIXOTO, A.M., MOURA, J.C. & FARIA, V.P.. FEALQ, 1984.
Anais do 2.º Simpósio sobre Nutrição de Bovinos. Uréia para Ruminantes. Editores: PEIXOTO, A.M., MOURA, J.C. & FARIA, V.P.. Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ, 1985.
 

Clique para consultar os requisitos para LZT0650

Clique para consultar o oferecimento para LZT0650

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP