Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT0652 - Manejo de Bovinos Leiteiros
Dairy Cattle Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Analisar o setor leiteiro do país e caracterizar fatores limitantes à economia do processo. Capacitar o estudante para o planejamento e condução de uma empresa produtora de leite.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55590 - Flavio Augusto Portela Santos
 
Programa Resumido
O setor leiteiro na América do Norte e Europa. Histórico da evolução da pecuária leiteira na América do Norte e Europa. Situação atual da pecuária leiteira no Brasil, tendências e perspectivas para o futuro. A vaca e as raças leiteiras: Conceito de animal especializado. Principais raças e suas aptidões. Intensificação do processo produtivo: Índices zootécnicos e manipulação dos fatores produtivos. Sistemas de produção de leite no Brasil e no mundo. Conforto animal, com ênfase em a) estresse por calor; b) efeitos do estresse por calor na produção e reprodução e c) técnicas para atenuar o estresse por calor. Sistemas de produção: Conceituação. Caracterização de diferentes sistemas de produção. Fatores condicionantes para a adoção de um sistema de produção. Comparação entre sistemas. Melhoramento genético de gado leiteiro: Conceitos básicos e considerações de importância econômica. Herança das características econômicas e produtivas. Controle leiteiro. Teste de progênie. Escolha de touros. Instalações para bovinos leiteiros: Instalações para animais em crescimento. Instalações para vacas em lactação. Instalações para vacas leiteiras. Ordenha, qualidade do leite e mastite: Princípios de fisiologia da lactação. Técnicas de ordenha. Sistemas de ordenha. Planejamento de sistemas de ordenha. Fatores determinantes da qualidade do leite. Efeito da mastite na produção e composição do leite. Técnicas para o controle de mastite em rebanhos leiteiros. Criação de animais em reposição: Aleitamento natural e artificial. Sistemas de alimentação de novilhas. Padrões de desempenho. Custos de criação. Manejo de vacas no período de transição. Processo de secagem da vaca. Aspectos fisiológicos e metabólicos da vaca no pré-parto. Manejo nutricional e alimentação durante o período pré-parto. Efeito da condição corporal pré-parto. Efeito do manejo pré-parto na saúde da vaca pós-parto. Manejo de vacas durante a lactação. Manejo e alimentação de vacas em início de lactação. Manejo e alimentação de vacas no meio e final da lactação. Alimentos volumosos e concentrados para vacas de leite. Formulação de ração para vacas leiteiras. Novas técnicas para o aumento da produção (proteína protegida, aminoácidos protegidos, fontes de gordura, aditivos, hormônios do crescimento).
 
The course covers theoretical and practical aspects of dairy cattle husbandry with emphasis on the manipulation of productive factors, provides grants for the dairy cattle husbandry for the market understanding, emphasizes the need of technology application to achieve economic results, and provides elements for planning and installation of productive farms.
 
 
Programa
A disciplina compreende aspectos teóricos e práticos da bovinocultura de leite com ênfase na manipulação de fatores produtivos. Oferece subsídios para a criação de bovinos leiteiros e para entendimento do mercado. Enfatiza a necessidade da aplicação de tecnologia para obtenção de resultados econômicos positivos. Fornece elementos para o planejamento e instalação de fazendas produtivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas semanais e prova final, ambas dissertativas.
Critério
Média das provas semanais com peso 5 ek prova final com kpeso 5.
Norma de Recuperação
Prova escrita englobada toda a matéri lecionada no semestre
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
- PEIXOTO, A.M., MOURA, J.C. & FARIA, V.P., 1986. Bovinocultura Leiteira. Fundamentos da Exploração Animal. Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP, 326 p.
- NRC- National Research Council. Nutrient requirements of dairy cattle. 7th ed. Washington, D.C.: National Academy of Science, 2001
- VAN HORN, H. H., WILCOX, C.J., 1992. Large Dairy Herd Management

COMPLEMENTAR:
- BOLETIM DO LEITE – CEPEA –ESALQ/USP
- REVISTAS DE DIFUSÃO: DBO LEITE; LEITE INTEGRAL; BALDE BRANCO
 

Clique para consultar os requisitos para LZT0652

Clique para consultar o oferecimento para LZT0652

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP