Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Zootecnia
 
Disciplina: LZT1696 - Piscicultura
Fish Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Ministrar aos estudantes os fundamentos da produção de peixes em confinamento, em abordagem integrada dos sistemas de produção de juvenis e peixes para consumo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
87011 - Jose Eurico Possebon Cyrino
 
Programa Resumido
Fundamentos de biologia, fisiologia, sistemática, reprodução e alimentação e nutrição das espécies de peixe próprias para criação. Sistemas de produção, produtividade e qualidade da água para piscicultura. Propagação artificial dos peixes reofílicos em confinamento.
 
Principles of biology, physiology, systematics, breeding, feeding and nutrition of suitable species for culture. Production systems, productivity and quality of water for fish culture. Artificial propagation of rheophilic fish in confinement.
 
 
Programa
Caracterização biológica e sistemática das espécies exóticas e nacionais utilizadas em piscicultura: ciprinídeos, cichlídeos, salmonídeos, centrarchídeos e silurídeos exóticos; espécies dos gêneros Colossoma sp e Piaractus sp. e Salminus sp.; osteoglossiformes, cichlídeos e siluriformes nacionais. Sistemas e regimes de manejo, capacidade de sustentação e fundamentos de manejo da qualidade da água para piscicultura. Nutrição e manejo alimentar de peixes em confinamento: hábitos alimentares; fisiologia da alimentação e digestão; exigências alimentares e nutricionais dos peixes em confinamento; práticas alimentares em tanques e viveiros; formulação e processamento de dietas para peixes. Manejo da reprodução de populações confinadas: comportamento e adaptações reprodutivas; índices gonadais e fator de condição; índices de fecundidade; o número efetivo de reprodutores e o endocruzamento em populações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Na avaliação da disciplina serão empregados os seguintes métodos: (a) provas (np) periódicas não cumulativas (PP); (b) prova final (PF); (c) relatórios (nr) sobre as atividades práticas (REL); e (d) exercício sobre dimensionamento e operação de uma piscigranja comercial (EX).
Critério
A média final (MF) será calculada através da seguinte f'órmula. MF= (PP/np)+2PF+(REL/nr)+EX) :5
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece atividade ou prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Livro-texto

Cyrino, J.E.P.; E.C. Urbinati, D.M. Fracalossi e N. Castagnolli, editores. 2004. Tópicos Especiais em Piscicultura de Água Doce Tropical Intensiva. Associação Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, CAUNESP, Jaboticabal, SP.

Referências

Baldisserotto, B. 2002. Fisiologia de Peixes Aplicada à Piscicultura. 2ed. UFSM, Santa Maria, RS.
Baldisserotto, B. e L.C. Gomes. 2010. Espécies Nativas para Piscicultura no Brasil. 2ed. Editora da UFSM, Santa Maria, RS.
Britski, H.A., Silimon, K.Z.S., e B.S. Lopes. Peixes do Pantanal. Manual de Identificação. Embrapa-SPI, Brasília, DF.
Esteves, F.A. 2011. Fundamentos de Limnologia. 3ed. Editora Interciência, Rio de Janeiro, RJ.
Fracalossi, D.M. e J.E.P. Cyrino. 2012. NUTRIAQUA – Nutrição e Alimentação de espécies de interesse para a aquicultura brasileira. Ministério da Pesca e Aquicultura, Florianópolis, SC.
Hickman, C.P., L.S. Roberts, and A. Larson. 2003. Princípios Integrados de Zoologia. Ed. Guanabara Coogan, Rio de Janeiro, RJ.
Nash, C.E. and A.J. Novotny. 1995. Production of Aquatic Animals - Fishes. World Animal Science C8 - Production-system approach. Elsevier, Amsterdam.
 

Clique para consultar os requisitos para LZT1696

Clique para consultar o oferecimento para LZT1696

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP