Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0110 - Introdução à Computação
Introduction to Computer Science

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Introduzir a programação de computadores através do estudo de uma linguagem algorítmica e de exercícios práticos.
 
Introduce computer programming by studying an algorithmic language and practical exercises.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58335 - Alair Pereira do Lago
86500 - Alan Mitchell Durham
84710 - Alfredo Goldman Vel Lejbman
2564323 - Ana Cristina Vieira de Melo
3180800 - André Fujita
47490 - Arnaldo Mandel
91288 - Carlos Eduardo Ferreira
353731 - Carlos Hitoshi Morimoto
55029 - Cristina Gomes Fernandes
3730790 - Denis Deratani Mauá
3223835 - Ernesto Julian Goldberg Birgin
84724 - Fabio Kon
78352 - Flavio Soares Correa da Silva
6901698 - Guilherme Oliveira Mota
827412 - João Eduardo Ferreira
91267 - Jose Coelho de Pina Junior
72450 - Junior Barrera
771216 - Leliane Nunes de Barros
64801 - Leonidas de Oliveira Brandao
47614 - Manoel Marcilio Sanches
60050 - Marcelo Finger
1533070 - Marcelo Gomes de Queiroz
73882 - Nami Kobayashi
1620932 - Nina Sumiko Tomita Hirata
7782124 - Paulo Andre Vechiatto de Miranda
6533600 - Paulo Roberto Miranda Meirelles
2017173 - Roberto Hirata Junior
1914321 - Roberto Marcondes Cesar Junior
63092 - Ronaldo Fumio Hashimoto
5095062 - Walter Figueiredo Mascarenhas
88134 - Yoshiharu Kohayakawa
47621 - Yoshiko Wakabayashi
 
Programa Resumido
Breve história da computação. 
Algoritmos: caracterização, notação, estruturas básicas.
Computadores: unidades básicas, instruções, programa armazenado, endereçamento, programas em linguagem de máquina. 
Conceitos de linguagens algorítmicas: expressões; comandos seqüenciais, seletivos e repetitivos; entrada/saída; variáveis estruturadas; funções.  
Desenvolvimento e documentação de programas.  
Exemplos de processamento não numérico. 
Extensa prática de programação e depuração de programas.
 
A brief history of computing. Algorithms: characterization, notation, basic structures. Computers: basic unities, instructions, stored program, addressing, programs in machine language. Concepts of algorithmic languages: expressions; sequential, selective and repetitive commands; input/output; structured variables; functions. Development and documentation of programs. Samples of non-numeric processing. Extense programming and debugging practices.
 
 
Programa
Breve história da computação. 
Algoritmos: caracterização, notação, estruturas básicas.
Computadores: unidades básicas, instruções, programa armazenado, endereçamento, programas em linguagem de máquina. 
Conceitos de linguagens algorítmicas: expressões; comandos seqüenciais, seletivos e repetitivos; entrada/saída; variáveis estruturadas; funções.  
Desenvolvimento e documentação de programas.  
Exemplos de processamento não numérico. 
Extensa prática de programação e depuração de programas.
 
A brief history of computing. Algorithms: characterization, notation, basic structures. Computers: basic unities, instructions, stored program, addressing, programs in machine language. Concepts of algorithmic languages: expressions; sequential, selective and repetitive commands; input/output; structured variables; functions. Development and documentation of programs. Samples of non-numeric processing. Extense programming and debugging practices.
 
 
Avaliação
     
Método
Média ponderada de provas e exercícios.
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação e pelo menos 70% de presença.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova ou trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 

● F. Kon, A. Goldman, P.J. Silva e Silva. "Introdução à Ciência da Computação com Java e Orientação a Objetos". Editado por R.Y. de Camargo, 2005. Disponível em https://ccsl.ime.usp.br/intro-java-cc 

● C.H. Morimoto e R. F. Hashimoto, "Introdução à Ciência da Computação em C". Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2012. Disponível em https://www.ime.usp.br/~hitoshi/introducao/ 

● C.H. Morimoto e J.C. de Pina. "Introdução à Computação com Python: um curso interativo". Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2017. Disponível em https://panda.ime.usp.br/panda/static/cc110/index.html

Bibliografia Complementar:

● F. Kon. Introdução à Ciência da Computação com Python. 
https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos. 

● Material didático para disciplinas de Introdução à Computação, Projeto MAC Multimídia, 
http://www.ime.usp.br/~macmulti. 

● B. Miller, D. Ranum, J.Elkner, P. Wentworth, A.B. Downey, C. Meyers, D. Mitchell,"How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Edition", http://interactivepython.org 

● R. Sedgewick, K. Wayne, "Computer Science: An Interdisciplinary Approach", Addison–Wesley Professional, 2016.

● B.W. Kernighan, D.M. Ritchie, ""A Linguagem de Programação C, padrão ANSI"", Campus, 1990. 
 

Clique para consultar os requisitos para MAC0110

Clique para consultar o oferecimento para MAC0110

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP