Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0214 - Atividade Curricular em Cultura e Extensão
Extracurricular Activities

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Intensificar o contato dos alunos com as atividades de cultura e extensão. Estimular os alunos a se empenharem em alguma atividades independente. Fomentar o empreendedorismo. Estimular os alunos a, de maneira independente, darem início a projetos de software. Incentivar a participação dos alunos em Olimpíadas Científicas.  Incentivar a participação em desenvolvimento de projetos de software ou outras atividades de extensão promovidas pelo Departamento de Ciência da Computação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
91288 - Carlos Eduardo Ferreira
 
Programa Resumido
O aluno deverá procurar um docente do departamento para ser o seu supervisor. A ele cabe avaliar se as atividades são adequadas para a disciplina.
 
 
 
Programa
O aluno deve se empenhar em alguma atividade independente supervisionada por um professor do departamento de Ciência da Computação. Espera-se que o aluno participe ativamente durante um semestre de atividades de cultura e extensão tais como participação em projetos de software (como os promovidos pelo Centro de Competência de Software Livre), participação ativa em treinamentos para Olimpíadas Científicas (como a Maratona de Programação ou a Olimpíada de Matemática) ou mesmo alguma atividade inovadora desenvolvida pelo aluno. O professor supervisor avaliará a adequação das atividades e a participação do aluno. Os resultados dos esforços do aluno deverão ser apresentado em um relatório e em uma seção de posters.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Cada aluno será avaliado continuamente durante todo o semestre pelo professor supervisor, responsável pela comprovação da atividade desenvolvida e pela nota final do aluno.
Critério
Cada aluno será avaliado continuamente durante todo o semestre pelo professor supervisor, responsável pela comprovação da atividade desenvolvida e pela nota final do aluno.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Não há.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Como a computação permeia muitas atividades humanas, essa atividade de extensão permite englobar grupos sociais distintos. A disciplina buscará continuamente a inclusão de novos grupos que possam se beneficiar de um sistema de software customizado. Estudantes participantes da disciplina terão liberdade para escolher seu público alvo.
Objetivos da atividade
Promover o engajamento de estudantes de computação em ações de extensão universitária voltadas para a promoção do bem-estar e desenvolvimento da comunidade escolhida.
Descrição da atividade
O aluno deve se empenhar em alguma atividade independente supervisionada por um professor do departamento de Ciência da Computação. Espera-se que o aluno participe ativamente durante um semestre de atividades de cultura e extensão tais como participação em projetos de software (como os promovidos pelo Centro de Competência de Software Livre), participação ativa em treinamentos para um grupo social ou mesmo alguma atividade inovadora desenvolvida pelo aluno em benefício de um grupo social.
Indicadores de avaliação da atividade
O professor supervisor avaliará a adequação das atividades e a participação do aluno. Os resultados dos esforços do aluno deverão ser apresentado em um relatório e em uma seção de posters. Serão também colhidos sugestões de participantes do grupo social por meio de formulários.

Clique para consultar os requisitos para MAC0214

Clique para consultar o oferecimento para MAC0214

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP