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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0337 - Computação Musical
Computer Music

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Introduzir ferramental teórico e prático do uso de computadores para analisar, processar e sintetizar sons e estruturas musicais.
 
Introduce theoretical and practical tools on the use of algorithms for analyzing, processing and synthesizing sounds and music structures.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84724 - Fabio Kon
1533070 - Marcelo Gomes de Queiroz
 
Programa Resumido
Representação de sinais de áudio digital e modelos para análise, síntese e processamento sonoros, com aplicações em tópicos selecionados.
 
Representation of digital audio signals and models for sound analysis, synthesis and processing, with applications in selected topics.
 
 
Programa
1 - Sinais de áudio digital: representação, análise espectral e filtros. 2 - Síntese: modelos de síntese (aditiva, subtrativa e não-linear) e de instrumentos digitais (interface e mapeamento). 3 - Análise: espectrogramas, características sonoras, detecção (onset e frequência fundamental) e classificação de sinais sonoros. 4 - Aplicações: tópicos selecionados dentre acústica de salas, acústica de instrumentos, sonificação e recuperação de informação musical.
 
1 - Digital audio signals: representation, spectral analysis and filters. 2 - Synthesis: synthesis models (additive, subtractive and nonlinear) and digital instruments (interface and mapping). 3 - Analysis: spectrograms, audio features, detection (onset and fundamental frequency) and classification of sound signals. 4 - Applications: selected topics from room acoustics, musical instrument acoustics, sonification and music information retrieval.
 
 
Avaliação
     
Método
Média ponderada de provas e exercícios.
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova ou trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 1. M. Puckette, “Theory and Tecnique of Electronic Music”, http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf, 2007. 2. D. Benson, “Music: A Mathematical Offering”, https://logosfoundation.org/kursus/music_math.pdf, 2008. Bibliografia Complementar: 1. F. R. Moore, “Elements of Computer Music”, Prentice Hall, 1990. 2. N. Collins, “Introduction to Computer Music”, John Wiley & Sons, 2010. 3. C. Roads, “The Computer Music Tutorial”, MIT Press, 1996. 4. R. Rowe, “Machine Musicianship”, MIT Press, 2001. 5. T. Kientzle, “A Programmer's Guide to Sound”, Addison-Wesley, 1998.
 

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