Introduzir ferramental teórico e prático do uso de computadores para analisar, processar e sintetizar sons e estruturas musicais.
Representação de sinais de áudio digital e modelos para análise, síntese e processamento sonoros, com aplicações em tópicos selecionados.
1 - Sinais de áudio digital: representação, análise espectral e filtros. 2 - Síntese: modelos de síntese (aditiva, subtrativa e não-linear) e de instrumentos digitais (interface e mapeamento). 3 - Análise: espectrogramas, características sonoras, detecção (onset e frequência fundamental) e classificação de sinais sonoros. 4 - Aplicações: tópicos selecionados dentre acústica de salas, acústica de instrumentos, sonificação e recuperação de informação musical.
Bibliografia Básica: 1. M. Puckette, “Theory and Tecnique of Electronic Music”, http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf, 2007. 2. D. Benson, “Music: A Mathematical Offering”, https://logosfoundation.org/kursus/music_math.pdf, 2008. Bibliografia Complementar: 1. F. R. Moore, “Elements of Computer Music”, Prentice Hall, 1990. 2. N. Collins, “Introduction to Computer Music”, John Wiley & Sons, 2010. 3. C. Roads, “The Computer Music Tutorial”, MIT Press, 1996. 4. R. Rowe, “Machine Musicianship”, MIT Press, 2001. 5. T. Kientzle, “A Programmer's Guide to Sound”, Addison-Wesley, 1998.