Introduzir ferramental teórico e prático do uso de computadores para analisar, processar e sintetizar sons e estruturas musicais.
Processos musicais e informação musical. Áudio digital: representação, análise espectral e filtros. Instrumentos digitais: representação, sínteses aditiva, subtrativa e não-linear. Acústica de salas: espacialização, reverberação, resposta de freqüência. Fazer musical: composição auxiliada por computador, composição algoritmica, música eletrônica e performance interativa.
Bibliografia Básica: 1. M. Puckette, “Theory and Tecnique of Electronic Music”, http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf, 2007. 2. D. Benson, “Music: A Mathematical Offering”, https://logosfoundation.org/kursus/music_math.pdf, 2008. Bibliografia Complementar: 1. F. R. Moore, “Elements of Computer Music”, Prentice Hall, 1990. 2. N. Collins, “Introduction to Computer Music”, John Wiley & Sons, 2010. 3. C. Roads, “The Computer Music Tutorial”, MIT Press, 1996. 4. R. Rowe, “Machine Musicianship”, MIT Press, 2001. 5. T. Kientzle, “A Programmer's Guide to Sound”, Addison-Wesley, 1998.