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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0345 - Desafios de Programação Avançados
Advanced Programming Challenges

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Desenvolver habilidades de resolução de problemas computacionais em ambiente colaborativo e sob pressão. O ambiente é semelhante aos concursos internacionais de programação da ACM e à Maratona de Programação da SBC. Os problemas de programação propostos levam ao aprendizado de técnicas de desenvolvimento e análise de algoritmos com o uso de estruturas de dados complexas, assim como o trabalho em equipe,
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55029 - Cristina Gomes Fernandes
3463382 - Marcel Kenji de Carli Silva
 
Programa Resumido
A disciplina tem caráter de laboratório, com intensa atividade de programação. Todos os programas criados pelos alunos são submetidos a "juízes eletrônicos". Espera-se que o aluno tenha bons conhecimentos de tópicos clássicos de análise de algoritmos e estruturas de dados.
Os problemas de programação serão avançados e cobrirão tópicos clássicos de Ciência da Computação, tais como estruturas de dados, ordenação, problemas de matemática (contagem, álgebra, etc), backtracking, problemas avançados de grafos, programação dinâmica e geometria computacional.
 
 
 
Programa
A disciplina tem caráter de laboratório, com intensa atividade de programação. Todos os programas criados pelos alunos são submetidos a "juízes eletrônicos". Espera-se que o aluno tenha bons conhecimentos de tópicos clássicos de análise de algoritmos e estruturas de dados. Os problemas de programação serão avançados e cobrirão tópicos clássicos de Ciência da Computação, tais como estruturas de dados, ordenação, problemas de matemática (contagem, álgebra, etc), backtracking, problemas avançados de grafos, programação dinâmica e geometria computacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina tem intensa atividade de programação. Todos os programas criados pelos alunos são submetidos a "juízes eletrônicos". A média final é calculada a partir da porcentagem dos programas que foram aceitos pelos juízes eletrônicos dentro dos prazos estabelecidos.
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação.
Norma de Recuperação
Nesta disciplina não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 

S. S. Skiena, M. A. Revilla, Programming Challenges: The Programming Contest Training Manual, Springer, 2003. 

T.H. Cormen, C.E. Leiserson, R.L. Rivest, C. Stein, Introduction to Algorithms (3rd ed.), MIT Press and McGraw-Hill, 2009.

Bibliografia Complementar: 

N. Ziviani, Projeto de Algoritmos com Implementações em Java e C++, Editora Thomson, 2007. 

M. T. Goodrich, R. Tamassia, Projeto de Algoritmos, Editora Bookman, 2004. 

S. S. Skiena, The Algorithm Design Manual (2nd ed.), Springer, 2008. 

ICPC Website, https://icpc.baylor.edu/.

Online Judge, https://onlinejudge.org/.

URI Online Judge, https://www.urionlinejudge.com.br/.
 

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