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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0420 - Introdução a Computação Gráfica
Introduction to Computer Graphics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Introduzir conceitos de computação gráfica, fornecendo conhecimento teórico para a criação de imagens sintéticas e também experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
353731 - Carlos Hitoshi Morimoto
1914321 - Roberto Marcondes Cesar Junior
 
Programa Resumido
Fundamentos: histórico e aplicações, interfaces gráficas, dispositivos gráficos, e o pipeline gráfico. Padrões para representação de imagens e cores. Representação e construção de objetos geométricos. Geometrias, sistema de coordenadas e transformações geométricas. Recortes e janelas. Visibilidade, oclusão, buffer de profundidade. Raytracing. Mapeamento de texturas. Representação de curvas e superfícies. Representação de objetos tridimensionais. Animação.
 
 
 
Programa
Fundamentos: histórico e aplicações, interfaces gráficas, dispositivos gráficos, e o pipeline gráfico. Padrões para representação de imagens e cores. Representação e construção de objetos geométricos. Geometrias, sistema de coordenadas e transformações geométricas. Recortes e janelas. Visibilidade, oclusão, buffer de profundidade. Raytracing. Mapeamento de texturas. Representação de curvas e superfícies. Representação de objetos tridimensionais. Animação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Média ponderada de provas, trabalhos e exercícios.
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação e pelo menos 70% de presença.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova ou trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica 

1. J.M. Gomes e L. Velho. Fundamentos da Computação Gráfica. IMPA, 2003.

2. C.H. Morimoto. Introdução à Computação Gráfica com WebGL.
https://panda.ime.usp.br/introcg/static/introcg/index.html, 2022.

3. D.J. Eck. Introduction to Computer Graphics. https://math.hws.edu/graphicsbook/, 2021.

Bibliografia complementar

1. E. Angel. OpenGL a Primer. Addison-Wesley. 2008.

2. S. Guha. Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments. CRC Press, 2019.

3. D. Hearn, W.R. Carithers, and M.P. Baker. Computer Graphics with OpenGL. Addison Wesley, 2011.

4. J. Hughes, A. Van Dam, M. McGuire, D. Sklar, F. James, and K. Akeley. Computer Graphics: Principles and Practice. 3rd Edition, Addison-Wesley, 2013. 

5. S. Marschner and P. Shirley. Fundamentals of Computer Graphics. CRC Press, 2016.
 

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