Introduzir conceitos de computação gráfica, fornecendo conhecimento teórico para a criação de imagens sintéticas e também experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos.
Fundamentos: histórico e aplicações, interfaces gráficas, dispositivos gráficos, e o pipeline gráfico. Padrões para representação de imagens e cores. Representação e construção de objetos geométricos. Geometrias, sistema de coordenadas e transformações geométricas. Recortes e janelas. Visibilidade, oclusão, buffer de profundidade. Raytracing. Mapeamento de texturas. Representação de curvas e superfícies. Representação de objetos tridimensionais. Animação.
Bibliografia básica 1. J.M. Gomes e L. Velho. Fundamentos da Computação Gráfica. IMPA, 2003. 2. C.H. Morimoto. Introdução à Computação Gráfica com WebGL. https://panda.ime.usp.br/introcg/static/introcg/index.html, 2022. 3. D.J. Eck. Introduction to Computer Graphics. https://math.hws.edu/graphicsbook/, 2021. Bibliografia complementar 1. E. Angel. OpenGL a Primer. Addison-Wesley. 2008. 2. S. Guha. Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments. CRC Press, 2019. 3. D. Hearn, W.R. Carithers, and M.P. Baker. Computer Graphics with OpenGL. Addison Wesley, 2011. 4. J. Hughes, A. Van Dam, M. McGuire, D. Sklar, F. James, and K. Akeley. Computer Graphics: Principles and Practice. 3rd Edition, Addison-Wesley, 2013. 5. S. Marschner and P. Shirley. Fundamentals of Computer Graphics. CRC Press, 2016.