Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0446 - Princípios de Interação Humano-computador
Human Computer Interaction Principles

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir fundamentos de Interação Humano Computador (IHC) e experiência prática com o processo de
projeto de sistemas interativos, cobrindo aspectos de design, prototipação e avaliação de interfaces. 
 
To introduce principles of Human Computer Interaction (HCI) and practical experience with the design of interactive systems, covering aspects of design, prototyping, and evaluation of interfaces.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
353731 - Carlos Hitoshi Morimoto
 
Programa Resumido
Introdução à área de IHC e princípios de usabilidade e experiência do usuário. Fatores Humanos. Design
Centrado no Usuário. Ciclo de design, conceituação, prototipação e avaliação de interfaces. Usabilidade e
Experiência do Usuário. 
 
Introduction to the area of HCI and principles of usability and user experience. Human Factors. User Centered Design. Cycle of design, conceptualization, prototyping and evaluation of interfaces. Usability and User Experience.
 
 
Programa
1) Evolução da área de IHC, introdução de conceitos como usabilidade e experiência do usuário; 2)
Paradigmas de interação; 3) Modelos de IHC (GOMS, lei de Fitts); 4) Fatores humanos a serem
considerados no design de interação, como cognição, atenção, percepção e memória; 5) Design centrado
no usuário, design participativo e paralelo; 6) Ciclo de design, descoberta de necessidades do usuário,
projeto de interfaces, desenvolvimento de protótipos de baixo e alto nível, avaliação de interfaces. 
 
1) Evolution of the HCI area, introduction of concepts such as usability and user experience; 2) Interaction paradigms; 3) HCI models (GOMS, Fitts law); 4) Human factors to be considered in interaction design, such as cognition, attention, perception and memory; 5) User-centered design, participatory and parallel design; 6) Design cycle, need finding, interface design, development of low and high level prototypes, evaluation of interfaces.
 
 
Avaliação
     
Método
Média ponderada de provas, trabalhos e exercícios.
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação e pelo menos 70% de presença.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova ou trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica 

● C.H. Morimoto. Princípios de Interpretação Humano Computador. Publicação do Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2023. Disponível em https://www.ime.usp.br/~hitoshi/ihc/

● J. Preece, Y. Rogers, H. Sharp. "Design de interação além da interação homem-computador". Bookman, 2013.

● The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed. Disponível em https://www.interaction-design.org/literature.

Bibliografia complementar

● D. Benyon, Interação Humano-Computador, 2a Edição, Pearson, 2011.

● K. Asai. "Human Computer Interaction: New Developments". InTech, 2008.

● S. Pinter. "Advances in Human Computer Interaction". InTech, 2008. 
 

Clique para consultar os requisitos para MAC0446

Clique para consultar o oferecimento para MAC0446

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP