Fornecer aos alunos conhecimento técnico e experiência prática com os aspectos fundamentais de projeto, +implementação e avaliação de interfaces. Em particular, serão apresentadas técnicas de desenvolvimento de +interfaces centradas no usuário, que possam garantir uma melhor usabilidade e experiência do usuário.
O programa apresenta uma introdução à área de Interação Humano Computador, relatando parte de sua história e +introduzindo fundamentos como o conceito de usabilidade e da importância de se considerar fatores humanos (como +atenção, percepção e memória) no desenvolvimento de interfaces. Serão abordados também princípios de projeto, +implementação e avaliação de interfaces. As aulas teóricas serão complementadas com estudos de caso ilustrando +interfaces de sucesso e outras que fracassaram. Os conhecimentos adquiridos serão explorados na prática por meio +de exercícios.
Bibliografia básica ● C.H. Morimoto. Princípios de Interpretação Humano Computador. Publicação do Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2023. Disponível em https://www.ime.usp.br/~hitoshi/ihc/ ● J. Preece, Y. Rogers, H. Sharp. "Design de interação além da interação homem-computador". Bookman, 2013. ● The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed. Disponível em https://www.interaction-design.org/literature. Bibliografia complementar ● D. Benyon, Interação Humano-Computador, 2a Edição, Pearson, 2011. ● K. Asai. "Human Computer Interaction: New Developments". InTech, 2008. ● S. Pinter. "Advances in Human Computer Interaction". InTech, 2008.