Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0446 - Princípios de Interação Humano-computador
Human Computer Interaction Principles

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Familiarizar o aluno com a área de Interação Humano Computador (IHC). Fornecer conhecimento e experiência prática com o processo
de projeto de sistemas interativos, cobrindo aspectos de design, prototipação e avaliação de interfaces.
 
Familiarize students with the area of Human Computer Interaction (HCI). Provide knowledge and practical experience with the design of interactive systems, covering aspects of design, prototyping, and evaluation of interfaces.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
353731 - Carlos Hitoshi Morimoto
 
Programa Resumido
Introdução à área de IHC. Fatores Humanos. Design Centrado no Usuário. Ciclo de design, conceituação, prototipação e avaliação de interfaces.
 
Introduction to HCI. Human Factors. User Centered Design. Design cycle, ideation, prototyping, and evaluation of interfaces.
 
 
Programa
Evolução da área de IHC, introdução de conceitos como usabilidade e experiência do usuário. Paradigmas de interação. Modelos de IHC (GOMS, lei de Fitts). Fatores humanos que devem ser considerados no design de interação, como cognição, atenção, percepção e memória. Design centrado no usuário, design participativo e paralelo. Ciclo de design, descoberta de necessidades do usuário, projeto de interfaces, desenvolvimento de protótipos de baixo e alto nível, avaliação de interfaces.
 
History of HCI, introduction of concepts such as usability and user experience. Interaction paradigms. HCI models (GOMS, Fitts' Law). Human factors that should be considered in interaction design, such as cognition, attention, perception, and memory. User centered design, parallel and participative design. Design cycle, user need nding, interface design, low and high-level prototypes, evaluation of interfaces.
 
 
Avaliação
     
Método
Média ponderada de provas, trabalhos e exercícios.
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação e pelo menos 70% de presença.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova ou trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica 

● C.H. Morimoto. Princípios de Interpretação Humano Computador. Publicação do Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2023. Disponível em https://www.ime.usp.br/~hitoshi/ihc/

● J. Preece, Y. Rogers, H. Sharp. "Design de interação além da interação homem-computador". Bookman, 2013.

● The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed. Disponível em https://www.interaction-design.org/literature.

Bibliografia complementar

● D. Benyon, Interação Humano-Computador, 2a Edição, Pearson, 2011.

● K. Asai. "Human Computer Interaction: New Developments". InTech, 2008.

● S. Pinter. "Advances in Human Computer Interaction". InTech, 2008. 
 

Clique para consultar os requisitos para MAC0446

Clique para consultar o oferecimento para MAC0446

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP