Apresentar a área de teoria algorítmica dos jogos, introduzindo os conceitos necessários de teoria dos jogos, e discorrendo sobre problemas e resultados da área. A disciplina deverá proporcionar ao aluno a oportunidade de se familiarizar com vários resultados recentes em leilões combinatórios, jogos de roteamento e jogos de formação de redes. capacidade de estimar o desempenho de um algoritmo.
Conceitos básicos de teoria dos jogos. Equilíbrio de Nash. Preço da estabilidade e da anarquia. Balanceamento de carga, leilões, roteamento e jogos de formação de redes. Projeto de mecanismos.
Jogos, estratégias, funções custo e utilidade. Equilibrio de Nash. Custo social. Preço da estabilidade e da anarquia. Complexidade de encontrar um equilíbrio de Nash. Balanceamento de carga. Projeto algorítmico de mecanismos. Leilões combinatórios. Jogos de roteamento. Jogos de formação de redes.
Bibliografia Básica: N. Nisan, T. Roughgarden, É. Tardos, and V. V. Vazirani (eds.), Algorithmic Game Theory, Cambridge University Press New York, NY, USA, 2007. Bibliografia Complementar: P. Cramtom, Y. Shoham, and R. Steinberg, Combinatorial Auctions, The MIT Press, 2005. D. Easley and J. Kleinberg, Networks, Crowds, and Markets, Cambridge University Press, 2010. D. Fudenberg and J. Tirole, Game Theory, The MIT Press, 1991. F. K. Miyazawa, Introdução à Teoria dos Jogos Algorítmica, ch. 8, pp. 365-417, XXIX Jornada de Atualização em Informática da SBC, 2010. https://www.ic.unicamp.br/~fkm/lectures/algorithmicgametheory.pdf R. B. Myerson, Game Theory: Analysis of Conflict, Harvard University Press, 1997.