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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0466 - Teoria dos Jogos Algorítmica
Algorithmic Game Theory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar a área de teoria algorítmica dos jogos, introduzindo os conceitos necessários de teoria dos jogos, e discorrendo sobre problemas e resultados da área. A disciplina deverá proporcionar ao aluno a oportunidade de se familiarizar com vários resultados recentes em leilões combinatórios, jogos de roteamento e jogos de formação de redes. capacidade de estimar o desempenho de um algoritmo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55029 - Cristina Gomes Fernandes
 
Programa Resumido
Conceitos básicos de teoria dos jogos. Equilíbrio de Nash. Preço da estabilidade e da anarquia.  Balanceamento de carga, leilões, roteamento e jogos de formação de redes. Projeto de mecanismos.
 
Basic concepts in game theory. Nash equilibrium. Price of stability and anarchy. Load balancing, auctions, routing, and network formation games. Mechanism design.
 
 
Programa
Jogos, estratégias, funções custo e utilidade. Equilibrio de Nash. Custo social. Preço da estabilidade e da anarquia. Complexidade de encontrar um equilíbrio de Nash. Balanceamento de carga. Projeto algorítmico de mecanismos. Leilões combinatórios. Jogos de roteamento. Jogos de formação de redes.
 
Games, strategies, cost and utility function. Nash equilibrium. Social cost. Price of stability and price of anarchy. Complexity of computing a Nash equilibrium. Load balancing. Algorithmic mechanism design. Combinatorial auctions. Routing games. Network formation games.
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, listas de exercícios, eventuais tarefas de programação e seminários.
Critério
Média ponderada de provas e exercícios. A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

N. Nisan, T. Roughgarden, É. Tardos, and V. V. Vazirani (eds.), Algorithmic Game Theory, Cambridge University Press New York, NY, USA, 2007.

Bibliografia Complementar: 

P. Cramtom, Y. Shoham, and R. Steinberg, Combinatorial Auctions, The MIT Press, 2005.

D. Easley and J. Kleinberg, Networks, Crowds, and Markets, Cambridge University Press, 2010.

D. Fudenberg and J. Tirole, Game Theory, The MIT Press, 1991.

F. K. Miyazawa, Introdução à Teoria dos Jogos Algorítmica, ch. 8, pp. 365-417, XXIX Jornada de Atualização em Informática da SBC, 2010.  https://www.ic.unicamp.br/~fkm/lectures/algorithmicgametheory.pdf

R. B. Myerson, Game Theory: Analysis of Conflict, Harvard University Press, 1997.
 

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