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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0472 - Laboratório de Métodos Ágeis
Agile Methods Lab

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Familiarizar o estudante com metodologias  ́ágeis de desenvolvimento de software orientado a objetos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84710 - Alfredo Goldman Vel Lejbman
84724 - Fabio Kon
6363816 - Marco Aurélio Gerosa
 
Programa Resumido
- O Manifesto Ágil.
- As Práticas de XP.
- Testes  ́Automatizados. 
- Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré-existente.
- Planejamento Ágil.
- Padronização de Estilo. 
- Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software.
 
 
 
Programa
• O Manifesto Ágil. Os princípios e valores dos métodos ágeis.
• As Práticas de XP. As doze práticas iniciais. As práticas principais e corolárias atuais.
• Testes Automatizados. Como fazer e ferramentas mais usadas.
• Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré-
existente.
• Planejamento Ágil. Cartões de histórias, estimativas e priorização. 
• Padronização de Estilo.
• Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software. Incluindo ferramentas de integração contínua e ferramentas de avaliação da qualidade do software.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Periódica e baseada na satisfação do cliente, engajamento da equipe (práticas de XP, trabalho em equipe, coesão e auto-organização).
Critério
Periódica e baseada na satisfação do cliente, engajamento da equipe (práticas de XP, trabalho em equipe, coesão e auto-organização).
Norma de Recuperação
Média ponderada da nota final e de provas e/ou trabalhos de recuperação.
 
Bibliografia
     
• Kent Beck, eXtreme Programming: Explained, Addison-Wesley, 2000.

• Kent Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002.

• Alistair Cockburn, Agile Software Development: The Cooperative Game (2nd

Edition), Addison-Wesley Professional, 2006.

• Martin Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-
Wesley, 2000.

• Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, and John Vlissides, Design

Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley,

1995.

• Brian W. Kernighan and Rob Pike, The Practice of Programming, Addison-
Wesley, 1998.

• Pete McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003.

• Kent Beck and Cynthia Andr ́es. Extreme Programming Explained: Embrace

Change (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, 2004.

• Kent Beck and Martin Fowler. Planning Extreme Programming, Addison-
Wesley Professional, 2000.

• Esther Derby and Diana Larsen. Agile retrospectives making good teams

great, Pragmatic Bookshelf, 2006.
 

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