Familiarizar o estudante com metodologias ́ágeis de desenvolvimento de software orientado a objetos.
- O Manifesto Ágil. - As Práticas de XP. - Testes ́Automatizados. - Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré-existente. - Planejamento Ágil. - Padronização de Estilo. - Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software.
• O Manifesto Ágil. Os princípios e valores dos métodos ágeis. • As Práticas de XP. As doze práticas iniciais. As práticas principais e corolárias atuais. • Testes Automatizados. Como fazer e ferramentas mais usadas. • Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré- existente. • Planejamento Ágil. Cartões de histórias, estimativas e priorização. • Padronização de Estilo. • Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software. Incluindo ferramentas de integração contínua e ferramentas de avaliação da qualidade do software.
• Kent Beck, eXtreme Programming: Explained, Addison-Wesley, 2000. • Kent Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002. • Alistair Cockburn, Agile Software Development: The Cooperative Game (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, 2006. • Martin Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison- Wesley, 2000. • Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, and John Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995. • Brian W. Kernighan and Rob Pike, The Practice of Programming, Addison- Wesley, 1998. • Pete McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003. • Kent Beck and Cynthia Andr ́es. Extreme Programming Explained: Embrace Change (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, 2004. • Kent Beck and Martin Fowler. Planning Extreme Programming, Addison- Wesley Professional, 2000. • Esther Derby and Diana Larsen. Agile retrospectives making good teams great, Pragmatic Bookshelf, 2006.