Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC2166 - Introdução à Computação
Introduction to Computing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Desenvolver um raciocínio aplicado na formulação e resolução de problemas computacionais. Utilizar programação para tornar concretos alguns dos conceitos comuns em ciência da computação.
 
To develop an applied reasoning in the formulation and resolution of computational problems. Use programming to make concrete some of the common concepts in computer science.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58335 - Alair Pereira do Lago
86500 - Alan Mitchell Durham
84710 - Alfredo Goldman Vel Lejbman
2564323 - Ana Cristina Vieira de Melo
3180800 - André Fujita
47490 - Arnaldo Mandel
91288 - Carlos Eduardo Ferreira
353731 - Carlos Hitoshi Morimoto
55029 - Cristina Gomes Fernandes
7410229 - Daniel Macedo Batista
3223835 - Ernesto Julian Goldberg Birgin
84724 - Fabio Kon
78352 - Flavio Soares Correa da Silva
827412 - João Eduardo Ferreira
88687 - Jose Augusto Ramos Soares
91267 - Jose Coelho de Pina Junior
72450 - Junior Barrera
771216 - Leliane Nunes de Barros
5340405 - Marcel Parolin Jackowski
60050 - Marcelo Finger
1533070 - Marcelo Gomes de Queiroz
6363816 - Marco Aurélio Gerosa
1620932 - Nina Sumiko Tomita Hirata
7782124 - Paulo Andre Vechiatto de Miranda
1722571 - Renata Wassermann
1914321 - Roberto Marcondes Cesar Junior
63092 - Ronaldo Fumio Hashimoto
29332 - Routo Terada
88134 - Yoshiharu Kohayakawa
 
Programa Resumido
Introdução a história da computação, organização e funcionamento de computadores e programas, conceitos de linguagens de programação, estruturas básicas de um programa, e prática de programação por meio de resolução de problemas, desenvolvimento de algoritmos, e teste e depuração de programas.
 
Introduction to the history of computing, organization and operation of computers and programs, concepts of programming languages, basic structures of a program, and programming practice through problem solving, algorithm development, and program testing and debugging.
 
 
Programa
1 - Breve história da computação.; 2 - Noções de organização e funcionamento de computadores e programas.; 3 - Conceitos de linguagens de programação; 3.1 Entrada e saída; 3.2 Comandos de atribuição, seleção e repetição; 3.3 Expressões aritméticas, lógica e relacionais; 3.4 Tipos de dados escalares e estruturados.; 4. Modularização de programas: 4.1 Funções e procedimentos; 4.2 Passagem de parâmetros; 4.3 Escopo de identificadores.; 5. Prática de programação por meio de resolução de problemas, desenvolvimento de algoritmos, e teste e depuração de programas.
 
1 - Brief history of computing .; 2 - Notions of organization and operation of computers and programs .; 3 - Concepts of programming languages; 3.1 Input and output; 3.2 Commands of assignment, selection and repetition; 3.3 Arithmetic, logical and relational expressions; 3.4 Scalar and structured data types .; 4. Modularization of programs: 4.1 Functions and procedures; 4.2 Passing parameters; 4.3 Scope of identifiers .; 5. Programming practice through problem solving, algorithm development, and testing and debugging of programs.
 
 
Avaliação
     
Método
Média ponderada de provas e exercícios
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: A.B. Downey, "Think Phynton: How to Think Like a Computer Scientist", O'Reilly, 2012. B.W. Kernighan, D.M. Ritchie, "A Linguagem de Programação C, padrão ANSI", Campus, 1990. V. Setzer, R. Terada, "Introdução à Computação e à Construção de Algoritmos", McGraw-Hill, 1991. B. Miller, D. Ranum, J.Elkner, P. Wentworth, A.B. Downey, C. Meyers, D. Mitchell, "How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Edition", http://interactivepython.org/ C.H. Morimoto, R. F. Hashomoto, "Introdução a Ciência da Computação em C", Publicação do Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2012. Bibliografia complementar: Não há bibliografia.
 

Clique para consultar os requisitos para MAC2166

Clique para consultar o oferecimento para MAC2166

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP