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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC2166 - Introdução à Computação
Introduction to Computing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Desenvolver um raciocínio aplicado na formulação e resolução de problemas computacionais. Utilizar programação para tornar concretos alguns dos conceitos comuns em ciência da computação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58335 - Alair Pereira do Lago
86500 - Alan Mitchell Durham
84710 - Alfredo Goldman Vel Lejbman
2564323 - Ana Cristina Vieira de Melo
3180800 - André Fujita
47490 - Arnaldo Mandel
91288 - Carlos Eduardo Ferreira
353731 - Carlos Hitoshi Morimoto
55029 - Cristina Gomes Fernandes
7410229 - Daniel Macedo Batista
3223835 - Ernesto Julian Goldberg Birgin
84724 - Fabio Kon
78352 - Flavio Soares Correa da Silva
827412 - João Eduardo Ferreira
88687 - Jose Augusto Ramos Soares
91267 - Jose Coelho de Pina Junior
72450 - Junior Barrera
771216 - Leliane Nunes de Barros
5340405 - Marcel Parolin Jackowski
60050 - Marcelo Finger
1533070 - Marcelo Gomes de Queiroz
6363816 - Marco Aurélio Gerosa
1620932 - Nina Sumiko Tomita Hirata
7782124 - Paulo Andre Vechiatto de Miranda
1722571 - Renata Wassermann
1914321 - Roberto Marcondes Cesar Junior
63092 - Ronaldo Fumio Hashimoto
29332 - Routo Terada
88134 - Yoshiharu Kohayakawa
 
Programa Resumido
1 - Breve história da computação.  
2 - Noções de organização e funcionamento de computadores e programas.

3 - Conceitos de linguagens de programação:
3.1 Entrada e saída;
3.2 Comandos de atribuição, seleção e repetição;
3.3 Expressões aritméticas, lógica e relacionais;
3.4 Tipos de dados escalares e estruturados.

4. Modularização de programas:
4.1 Funções e procedimentos;
4.2 Passagem de parâmetros;
4.3 Escopo de identificadores.

5. Prática de programação por meio de resolução de problemas, desenvolvimento de algoritmos, e teste e depuração de programas.
 
 
 
Programa
1 - Breve história da computação.  
2 - Noções de organização e funcionamento de computadores e programas.

3 - Conceitos de linguagens de programação:
3.1 Entrada e saída;
3.2 Comandos de atribuição, seleção e repetição;
3.3 Expressões aritméticas, lógica e relacionais;
3.4 Tipos de dados escalares e estruturados.

4. Modularização de programas:
4.1 Funções e procedimentos;
4.2 Passagem de parâmetros;
4.3 Escopo de identificadores.

5. Prática de programação por meio de resolução de problemas, desenvolvimento de algoritmos, e teste e depuração de programas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Média ponderada de provas e exercícios
Critério
A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação.
Norma de Recuperação
Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
A.B. Downey, "Think Phynton: How to Think Like a Computer Scientist", O'Reilly, 2012. 
B.W. Kernighan, D.M. Ritchie, "A Linguagem de Programação C, padrão ANSI", Campus, 1990. 
V. Setzer, R. Terada, "Introdução à Computação e à Construção de Algoritmos", McGraw-Hill, 1991. 
B. Miller, D. Ranum, J.Elkner, P. Wentworth, A.B. Downey, C. Meyers, D. Mitchell, "How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Edition", http://interactivepython.org/ 
C.H. Morimoto, R. F. Hashimoto, "Introdução a Ciência da Computação em C", Publicação do Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2012.

Bibliografia Complementar:
Não há Bibliografia Complementar.
 

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