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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Estatística
 
Disciplina: MAE0535 - Pesquisa de Mercado
Market Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Ampliar as perspectivas dos alunos quanto ao mercado de trabalho.
 
 
 
Programa Resumido
1.	Princípios básicos de experimentação.
2. Métodos de levantamentos. Métodos de observação. Estudos experimentais.
3. Questionários e tipos de escala.
4. Testes de significância usuais em pesquisa de mercado.
5. Pesquisas relacionadas com o lançamento de produtos: testes de nomes, embalagens.
6. Testes de produto: o mercado teste.
7. A segmentação do mercado: critérios, definição do grupo alvo e dos segmentos técnicos especiais.
 
 
 
Programa
1.	Princípios básicos de experimentação.
2. Métodos de levantamentos. Métodos de observação. Estudos experimentais.
3. Questionários e tipos de escala.
4. Testes de significância usuais em pesquisa de mercado.
5. Pesquisas relacionadas com o lançamento de produtos: testes de nomes, embalagens.
6. Testes de produto: o mercado teste.
7. A segmentação do mercado: critérios, definição do grupo alvo e dos segmentos técnicos especiais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas e exercícios.
Critério
Média ponderada de provas e exercícios.
Norma de Recuperação
Usuais.
 
Bibliografia
     
N. K. Malhotra, Pesquisa de Marketing: uma Orientação Aplicada, 4ª ed., Porto Alegre: Kookman, 2006.

P. E. Green, D. S. Tull, Research for Marketing Decisions, 5th ed., Englewood Chiffs: Prentice Hall, 1988.

R. M. Worcester, J. Dowham, Consumer Market Research Handbook, 3rd ed., New York: Elsevier, 1986.
 

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