Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Estatística
 
Disciplina: MAE1512 - Estatística para Licenciatura II
Statistics for Teachers Training Course II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Discutir as ideias básicas de inferência estatística, inclusive utilizando a coleta e análise de dados pelos estudantes. Desenvolver atividades de prática como Componente Curricular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
76878 - Silvia Nagib Elian
 
Programa Resumido
1. Variáveis aleatórias contínuas: função densidade de probabilidade, modelos e aplicações (uniforme, exponencial, normal, etc), aproximação normal para a binomial e medidas (variabilidade, posição e correlação). 2. Estimação: tipos de amostragem, distribuição amostral, teorema limite central, estimação pontual, propriedades de um estimador e intervalo de confiança para média e proporção. 3. Testes de hipóteses: ideias básicas, região crítica, erros tipo I e II, nível descritivo, testes para média, proporção e comparação de médias. 4. Testes qui-quadrado: teste de aderência a modelos, tabelas de contingência, testes de homogeneidade e independência. 5. Índices de avaliação. 6. Elaboração de trabalhos que utilizem os conceitos dados em uma abordagem adequada à Educação Básica.
 
 
 
Programa
1. Variáveis aleatórias contínuas: função densidade de probabilidade, modelos e aplicações (uniforme, exponencial, normal, etc), aproximação normal para a binomial e medidas (variabilidade, posição e correlação). 2. Estimação: tipos de amostragem, distribuição amostral, teorema limite central, estimação pontual, propriedades de um estimador e intervalo de confiança para média e proporção. 3. Testes de hipóteses: ideias básicas, região crítica, erros tipo I e II, nível descritivo, testes para média, proporção e comparação de médias. 4. Testes qui-quadrado: teste de aderência a modelos, tabelas de contingência, testes de homogeneidade e independência. 5. Índices de avaliação. 6. Elaboração de trabalhos que utilizem os conceitos dados em uma abordagem adequada à Educação Básica. 7. Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno relacionar a teoria com a prática, isto é, como os conteúdos que estão sendo estudados na Universidade podem ser tratados na Educação Básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas e exercícios.
Critério
O aluno deve ser aprovado tanto nas atividades relacionadas ao conteúdo matemático como nas atividades relacionadas à Prática como Componente Curricular. Neste caso, a média final é a média ponderada das duas notas obtidas anteriormente.
Norma de Recuperação
Usuais.
 
Bibliografia
     
M. N. Magalhães, A. C. Pedroso de Lima, Noções de Probabilidade e Estatística, 7a ed., 3ª reimpressão revista, São Paulo: Edusp, 2015. W. O. Bussab, P. A. Morettin, Estatística Básica, 8ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2013. D. A. Botter, G. A. Paula, J. G. Leite, L. K. Cordani, Noções de Estatística. Versão preliminar, São Paulo: IME-USP, 1996. G. E. Noether, Introdução à Estatística: uma Abordagem Não-paramétrica, 2a ed., Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.
 

Clique para consultar os requisitos para MAE1512

Clique para consultar o oferecimento para MAE1512

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP