Discutir as ideias básicas de inferência estatística, inclusive utilizando a coleta e análise de dados pelos estudantes. Desenvolver atividades de prática como Componente Curricular.
1. Variáveis aleatórias contínuas: função densidade de probabilidade, modelos e aplicações (uniforme, exponencial, normal, etc), aproximação normal para a binomial e medidas (variabilidade, posição e correlação). 2. Estimação: tipos de amostragem, distribuição amostral, teorema limite central, estimação pontual, propriedades de um estimador e intervalo de confiança para média e proporção. 3. Testes de hipóteses: ideias básicas, região crítica, erros tipo I e II, nível descritivo, testes para média, proporção e comparação de médias. 4. Testes qui-quadrado: teste de aderência a modelos, tabelas de contingência, testes de homogeneidade e independência. 5. Índices de avaliação. 6. Elaboração de trabalhos que utilizem os conceitos dados em uma abordagem adequada à Educação Básica.
1. Variáveis aleatórias contínuas: função densidade de probabilidade, modelos e aplicações (uniforme, exponencial, normal, etc), aproximação normal para a binomial e medidas (variabilidade, posição e correlação). 2. Estimação: tipos de amostragem, distribuição amostral, teorema limite central, estimação pontual, propriedades de um estimador e intervalo de confiança para média e proporção. 3. Testes de hipóteses: ideias básicas, região crítica, erros tipo I e II, nível descritivo, testes para média, proporção e comparação de médias. 4. Testes qui-quadrado: teste de aderência a modelos, tabelas de contingência, testes de homogeneidade e independência. 5. Índices de avaliação. 6. Elaboração de trabalhos que utilizem os conceitos dados em uma abordagem adequada à Educação Básica. 7. Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno relacionar a teoria com a prática, isto é, como os conteúdos que estão sendo estudados na Universidade podem ser tratados na Educação Básica.
M. N. Magalhães, A. C. Pedroso de Lima, Noções de Probabilidade e Estatística, 7a ed., 3ª reimpressão revista, São Paulo: Edusp, 2015. W. O. Bussab, P. A. Morettin, Estatística Básica, 8ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2013. D. A. Botter, G. A. Paula, J. G. Leite, L. K. Cordani, Noções de Estatística. Versão preliminar, São Paulo: IME-USP, 1996. G. E. Noether, Introdução à Estatística: uma Abordagem Não-paramétrica, 2a ed., Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.