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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Estatística
 
Disciplina: MAE1512 - Estatística para Licenciatura II
Statistics for Teachers Training Course II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Discutir as ideias básicas de inferência estatística, inclusive utilizando a coleta e análise de dados pelos estudantes. Desenvolver atividades de prática como Componente Curricular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
76878 - Silvia Nagib Elian
 
Programa Resumido
1.	Variáveis aleatórias contínuas: função densidade de probabilidade, modelos e aplicações (uniforme, exponencial, normal, etc), aproximação normal para a binomial e medidas (variabilidade, posição e correlação).
2.	Estimação: tipos de amostragem, distribuição amostral, teorema limite central, estimação pontual, propriedades de um estimador e intervalo de confiança para média e proporção.
3.	Testes de hipóteses: ideias básicas, região crítica, erros tipo I e II, nível descritivo, testes para média, proporção e comparação de médias.
4.	Testes qui-quadrado: teste de aderência a modelos, tabelas de contingência, testes de homogeneidade e independência.
5.	Índices de avaliação.
6.	Elaboração de trabalhos que utilizem os conceitos dados em uma abordagem adequada à Educação Básica.
 
 
 
Programa
1.	Variáveis aleatórias contínuas: função densidade de probabilidade, modelos e aplicações (uniforme, exponencial, normal, etc), aproximação normal para a binomial e medidas (variabilidade, posição e correlação).
2.	Estimação: tipos de amostragem, distribuição amostral, teorema limite central, estimação pontual, propriedades de um estimador e intervalo de confiança para média e proporção.
3.	Testes de hipóteses: ideias básicas, região crítica, erros tipo I e II, nível descritivo, testes para média, proporção e comparação de médias.
4.	Testes qui-quadrado: teste de aderência a modelos, tabelas de contingência, testes de homogeneidade e independência.
5.	Índices de avaliação.
6.	Elaboração de trabalhos que utilizem os conceitos dados em uma abordagem adequada à Educação Básica.
7.      Desenvolvimento de atividades que propiciem ao aluno relacionar a teoria com a prática, isto é, como os conteúdos que estão sendo estudados na Universidade podem ser tratados na Educação Básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas e exercícios.
Critério
O aluno deve ser aprovado tanto nas atividades relacionadas ao conteúdo matemático como nas atividades relacionadas à Prática como Componente Curricular. Neste caso, a média final é a média ponderada das duas notas obtidas anteriormente.
Norma de Recuperação
Usuais.
 
Bibliografia
     
M. N. Magalhães, A. C. Pedroso de Lima, Noções de Probabilidade e Estatística, 7a ed., 3ª reimpressão revista, São Paulo: Edusp, 2015.

W. O. Bussab, P. A. Morettin, Estatística Básica, 8ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

D. A. Botter, G. A. Paula, J. G. Leite, L. K. Cordani, Noções de Estatística. Versão preliminar, São Paulo: IME-USP, 1996.

G. E. Noether, Introdução à Estatística: uma Abordagem Não-paramétrica, 2a ed., Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.
 

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