Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Instituto de Matemática e Estatística
Estatística
Disciplina: MAE1514 - Estatística no Ensino Básico
Statistics in Secondary Education
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
2
Carga Horária Total:
120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2018
Desativação:
Objetivos
Mostrar a importância da estatística no entendimento de problemas que são discutidos na mídia e que se baseiam em informações numéricas disponíveis. Apresentar uma visão mais aprofundada dos tópicos que hoje fazem parte do currículo do ensino fundamental e médio. Discutir formas de uso e apresentação de dados e suas consequências inferenciais para a sociedade em geral. Discutir a importância de técnicas estatísticas utilizadas em avaliações educacionais como regressão logística e teoria da resposta ao item.
Docente(s) Responsável(eis)
2087363 - Marcos Nascimento Magalhaes
Programa Resumido
1. Discussões sobre as recomendações oficiais para o ensino fundamental 2. Revisão de conceitos estatísticos a. Fenômenos aleatórios b. Representações gráficas c. Os conceitos de probabilidade d. Variáveis aleatórias e. Noções de experimentos e suas inferências 3. Discussão sobre o conteúdo estatístico de livros didáticos da educação básica 4. O uso dos conceitos estatísticos na educação básica a. Principais problemas b. Uso de projetos c. Uso de computadores d. Uso de recurso áudio visual 5. Técnicas estatísticas usada na educação a. A importância da regressão logística e seu uso na educação b. A teoria da resposta ao item como instrumento de auxílio aos programas de avaliações institucionais e auxílio na forma de construção de instrumentos de seleção.
Programa
1. Discussões sobre as recomendações oficiais para o ensino fundamental 2. Revisão de conceitos estatísticos a. Fenômenos aleatórios b. Representações gráficas c. Os conceitos de probabilidade d. Variáveis aleatórias e. Noções de experimentos e suas inferências 3. Discussão sobre o conteúdo estatístico de livros didáticos da educação básica 4. O uso dos conceitos estatísticos na educação básica a. Principais problemas b. Uso de projetos c. Uso de computadores d. Uso de recurso áudio visual 5. Técnicas estatísticas usada na educação a. A importância da regressão logística e seu uso na educação b. A teoria da resposta ao item como instrumento de auxílio aos programas de avaliações institucionais e auxílio na forma de construção de instrumentos de seleção.
Avaliação
Método
Provas, seminários, trabalhos e exercícios.
Critério
Média ponderada das avaliações realizadas, com pesos definidos pelo docente responsável.
Norma de Recuperação
A média final será a média ponderada da nota do semestre com a da recuperação, com pesos definidos pelo docente responsável.
Bibliografia
Andrade, D. F., Tavares, H. R., Valle, R. C. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. 14º Sinape, ABE- Associação Brasileira de Estatística, Caxambú, 2000. Batanero, C. Didáctica de La Estadística, Universidade de Granada: Espanha. Acessado em setembro de 2010 em http://www.ugrs.es/~batanero, 2001. Brasil- MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática (5ª a 8ª série e Ensino Médio). Brasília. MEC/SEF, 1998. Brasil- MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília MEC, 2002. Brasil- MEC. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Acessível em http://portal.mec.gov.br. Brasília MEC/SEF, 2004. Cazorla, I. e Santana, E. Do tratamento da informação ao letramento estatístico, Via Litteratum, Itabuna, 2010. Bussab, W. O. e Morettin, P. A. Estatística Básica, 8ª edição, Saraiva, São Paulo, 2013. Gaise- Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education, Report. American Statistical Association. Acessível em http://www.amstat.org/educatin , 2005 Gal, I., Garfield, J. B. The assessment challenge in Statistics Education, IOS Press, Amsterdam, 1997. Kleinbaum, D. G., Klein M. Logistic Regression, Springer, 2ª edição, New York, 2002. Lopes, E. S., Coutinho, C. Q. S. e Almouloud, S. A. (organizadores). Estudos e reflexões em Educação Estatística, Mercado de Letras, Campinas, 2010. M. N. Magalhães, A. C. Pedroso de Lima, Noções de Probabilidade e Estatística, 7a ed., 3ª reimpressão revista, São Paulo: Edusp, 2015. São Paulo. Secretaria de Educação do Estado. Proposta curricular do estado de São Paulo: Matemática- Coordenação Maria Inês Fini, São Paulo, 2008.
Clique para consultar os requisitos para MAE1514
Clique para consultar o oferecimento para MAE1514
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP