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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0132 - Arte do Século XX no Acervo do MAC
Modern and Contemporary Art in the 20th Century at MAC USP Collection

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina se propõe a dar aos alunos de graduação um panorama geral das principais vertentes da arte moderna, entre o final do século 19 até a virada contemporânea (anos 1960), tomando como ponto de partida as obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).
Com base na Historiografia da Arte Moderna consolidada se dará ênfase aos artistas e suas produções no campo da pintura e da escultura na Itália, naquela da chamada “Escola de Paris” e naquela realizada no Brasil, no período indicado. A disciplina abordará sua circulação em algumas frentes: para fora do que se convencionou chamar de “Belas Artes”, mas também nas artes aplicadas, com especial atenção às artes gráficas; sua inserção no sistema artístico e mecanismos de consagração no mesmo; o trânsito de linguagens e saberes em contextos de migração. E abordará as interfaces com outros campos do saber como o da dimensão da memória entre esses artistas e tendências e relações com a política vigente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
263946 - Ana Gonçalves Magalhães
6670187 - Renata Dias Ferraretto Moura Rocco
 
Programa Resumido
Historiografia da arte moderna, do final do século 19 até 1960. Apresentação e discussão sobre os principais artistas e tendências na primeira metade do século 20. Circulação da arte moderna em museus, bienais de arte e, para além dos suportes da pintura, escultura e da arquitetura. Interfaces com campos da política, da memória e da publicidade.
 
 
 
Programa
Aulas expositivas com projeção e visitas ao acervo do MAC USP, presencial ou com consulta ao acervo digital do Museu.
Haverá indicação de leituras para cada uma das aulas e realização de trabalho em grupo e individual.

Aula 01
- Apresentações: do docente; dos alunos; da disciplina e dos critérios de avaliação;
- Aula expositiva sobre os conceitos de modernidade e modernismo.
Aula 02
- Produções artísticas na Europa ao final do século 19 e vanguardas do início do século 20;
Aula 03
- Produções artísticas no Brasil: os primórdios da Semana de Arte Moderna de 1922; a Semana de Arte Moderna e os debates historiográficos mais recentes em torno desse evento.
Aula 04
- Produções artísticas no entreguerras na Itália e França: artistas, revistas e agremiações.
Aula 05
- Produções artísticas no entreguerras no Brasil: os grupos Santa Helena e Família Artística Paulista; os artistas brasileiros na Escola de Paris; e o CAM e o SPAM.
Aula 06
- As produções abstratas (lírica e concreta) e o embate com as produções figurativas no Brasil a partir do final dos anos 1940.
Aula 07
- Formação de um sistema das artes para exposição de arte moderna: os casos do MoMA de NY; do sistema promovido pelo Sindicato Fascista de Belas Artes na Itália e a Bienal de Veneza; e o antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).
Aula 08
- Circulação de arte moderna: o papel de exposições e publicações monográficas na construção de narrativas e consagração dos movimentos e artistas. Estudos de caso com a Bienal de São Paulo, Jackson Pollock e Marcel Duchamp.
Aula 09
- As relações entre artes gráficas, publicidade e arte moderna na primeira metade do século 20 na Itália e no Brasil: os estudos de casos de Fortunato Depero na Itália/ Nova Iorque; Emiliano di Cavalcanti, Fulvio Pennacchi e Danilo di Prete no Brasil;
- Alunos entregam a primeira versão do plano de exposição.
Aula 10
- Aula sobre o “Fim da História da Arte” e uma introdução para a virada na arte contemporânea.
Aula 11
- Arte contemporânea nos anos 1960 no Brasil;
- Atividade com alunos: Profa. Renata faz a devolução comentada do plano de exposição aos alunos.
Aula 12
- A formação do MAC USP, agentes e acervo. A atuação de Walter Zanini na historiografia da arte e seu legado para a produção moderna e contemporânea;
- Alunos entregam a primeira versão do verbete.
Aula 13
- Aula expositiva sobre arte e indústria e as artes aplicadas no acervo do MAC USP.
Aula 14
- Com base em conceitos apresentados na aula anterior, teremos uma aula expositiva sobre o estudo de caso da exposição Transbordar: transgressões do bordado na arte, Sesc Pinheiros 2020-2021, curadoria de Ana Paula Simioni (IEB USP), que conta com produções modernas e contemporâneas.
- Atividade com alunos: discussão e devolutiva dos verbetes aos alunos.
Aula 15
- Alunos apresentam em grupo seus planos de exposição para a classe;
- As propostas serão comentadas pelo professor;
- Encerramento da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação escrita e oral.
Critério
- Atividade em grupo: a partir dos conceitos, linguagens plásticas e circulação de arte moderna apresentados durante a disciplina os alunos deverão realizar uma proposta de exposição virtual com obras do acervo do MAC USP, que contenha: texto curatorial e lista de obras (50%). - Individual: Entrega de um verbete sobre uma obra do MAC USP (50%).
Norma de Recuperação
Prova ou trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
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