Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0132 - Arte Moderna e Contemporânea no Século XX no Acervo do MAC
Modern and Contemporary Art in the 20th Century at MAC USP Collection

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2009 Desativação: 14/07/2015

Objetivos
A partir das principais tendências do acervo do MAC, proporcionar aos alunos a possibilidade de construção de um repertório básico das vanguardas modernistas no Brasil e no exterior, bem como das principais correntes da produção contemporânea brasileira e estrangeira. Além disso, discutir as noções de moderno e modernidade, bem como de contemporaneidade e pós-modernidade que se depreende da historiografia sobre a arte do século XX.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
263946 - Ana Gonçalves Magalhães
6670187 - Renata Dias Ferraretto Moura Rocco
 
Programa Resumido
História da arte moderna e da arte contemporânea a partir do acervo do Museu de Arte Contemporânea. Historiografia da arte moderna e da arte contemporânea e suas acepções. As correntes vanguardistas na primeira metade do século XX, com ênfase na produção italiana e na Escola de Paris. Arte conceitual no acervo do MAC.
 
 
 
Programa
A disciplina será ministrada em aulas expositivas, seguidas de projeções para exemplificar o trabalho dos artistas mencionados. Parte fundamental do desenvolvimento deste curso é o contato com o acervo do MAC, através de visitas durante as aulas, para apreciação de conjuntos importantes de obras ali depositados.

Aula I – Modernidade e Modernismo: acepções da Arte Moderna e suas versões brasileira e latino-americana
Aula II – Sobre o conceito de Vanguarda; as Vanguardas do início do século XX
Aula III – Modernismo no Brasil; Semana de 1922; Manifesto Antropófago e Pintura Pau-Brasil
Aula IV – A instituição artística para acervos de arte moderna: o caso do MoMA, em Nova York; o contexto de surgimento das instituições artísticas brasileiras dedicadas à arte moderna e à arte contemporânea
Aula V – As correntes modernistas italianas da primeira metade do século XX
Aula VI – A Escola de Paris e suas acepções
Aula VII – Anos 1930/40 no Brasil; o grupo Santa Helena
Aula VIII – 1ª. visita ao acervo do MAC: estudo de obras modernistas selecionadas
Aula IX – A fotografia e sua incorporação ao museu de arte moderna
Aula X – Arte contemporânea: elementos norteadores de uma linguagem contemporânea da arte
Aula XI – As vertentes conceitualistas
Aula XII – Arte conceitual no Brasil
Aula XIII – 2ª. visita ao acervo do MAC: estudo de obras/proposições contemporâneas selecionadas
Aula XIV – O museu de arte contemporânea e seus paradigmas
Aula XV – Prova Semestral
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação escrita e oral.
Critério
- Atividade em grupo: a partir dos conceitos, linguagens plásticas e circulação de arte moderna apresentados durante a disciplina os alunos deverão realizar uma proposta de exposição virtual com obras do acervo do MAC USP, que contenha: texto curatorial e lista de obras (50%). - Individual: Entrega de um verbete sobre uma obra do MAC USP (50%).
Norma de Recuperação
Prova ou trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ARGAN. G.C. A arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.

BARCINSKI, Fabiana Werneck (org.). Sobre a arte brasileira. Da pré-história aos anos 1960. São Paulo: Edições SESC/Martins Fontes, 2015.

BARR, Alfred. Que é a Pintura Moderna?. Nova York: The Museum of Moderna Art, 1953 (em colaboração com o MAMSP e o MAMRJ).

BATISTA, Marta Rossetti. Os Artistas brasileiros na Escola de Paris. São Paulo: Ed. 34, 2012.

BAUDELAIRE, Charles. "O pintor da vida moderna" [I e IV] In: Lichtenstein, Jacqueline. A pintura: Textos essenciais. Vol. 4: O belo. São Paulo: Editora 34, 2004, pp. 121-129.

BELTING, Hans. O fim da história da arte. Uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BENZI, Fabio. Arte in Italia tra le due guerre. Turim: Bollati ed, 2013.

BRUNELLI, Silvana. Diálogo entre as artes plásticas e a publicidade no Brasil [doi:10.11606/T.27.2007.tde-30062007-150637]. São Paulo : Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2007. Tese de Doutorado em Artes Plásticas.

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930). Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

CAT. EXP. Chaos and Classicism. Nova York: Guggenheim Museum, 2010.

CAT. EXP. Transbordar: transgressões do bordado na arte. SIMIONI, Ana Paula (curadoria). São Paulo: Sesc, 2020. [Disponível em: https://sesc.digital/conteudo/artes-visuais/exposicao-transbordar/catalogo-transbordar. Acesso: 30 mar. 2021.]

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHIARELLI, Tadeu. Um modernismo que veio depois. Arte no Brasil – primeira metade do século XX. São Paulo: Alameda, 2012.

______. “O Novecento e a Arte Brasileira”, Revista Italianística, ano III, no. 3, 1995, pp. 109-134.

CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna - Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

COCCHIARALE, Fernando. GEIGER, Anna Bella. Abstracionismo, geométrico e informal : a vanguarda brasileira nos anos cinqüenta. [Rio de Janeiro], FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.

COELHO, Frederico. A semana sem fim: celebrações e memória da Semana de Arte Moderna de 1922. Santo André: Casa da Palavra, 2012.

CRIMP, Douglas. Sobre as Ruínas do Museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CRISPOLTI, Enrico. Le Esposizioni “Sindacali” in Italia fra le Due Guerre. In: LACAGNINA, Davide (org.). Immagini e Forme del Potere: Arte, Critica e Istituzione in Italia fra le Due Guerre. Palermo: Passaggio, 2011.

DANTO, Arthur C. After the End of Art. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1997.

DÉGAND, Leon. Do Figurativismo ao Abstracionismo. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1949.

DEMPSEY, Amy. Estilos, Escolas & Movimentos: Guia Enciclopédico da Arte Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2a. Edição, 2011.

DURAND, José Carlos. Sociologia da Arte: Arte, Privilégio e Distinção. São Paulo: EDUSP; Perspectiva, 1989.

FABRIS, Annateresa (org.). Modernidade e Modernismo no Brasil. Porto Alegre: Zouk Editora, 2010 (2a. edição), pp. 9-24.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Funarte- Jorge Zahar, 1997.

FORTE, Graziela Naclério. CAM e SPAM : arte, política e sociabilidade na São Paulo moderna, do início dos anos 1930 [doi:10.11606/D.8.2008.tde-30112009-120459]. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008. Dissertação de Mestrado em História Social.

FRY, Roger. Visão e forma. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2002.

GREENBERG, Clement. Arte e cultura. Ensaios críticos. São Paulo: Editora Ática, 1996.

HARRISON, Charles et alli. Arte Moderna: Práticas e Debates (vols. 2, 3 e 4). São Paulo: CosacNaify, 1998.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

LE CORBUSIER; OZENFANT, Amedée. Depois do cubismo. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

LEJEUNE, Philippe: O Pacto Autobiográfico: de Rousseau à internet. Jovita Maria G. Noronha (org.). 2ª . Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana no entreguerras. São Paulo: MAC USP/PRCEU, 2013.

______. Classicismo Moderno: Margherita Sarfatti e a Pintura Italiana no Acervo do MAC USP, Alameda, São Paulo, 2016.

NOCHLIN, Linda. "Why there have been no great women artists?", ARTnews, Janeiro, 1971.

O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ROJZMAN, Nuria Peist. “El proceso de consagración en el arte moderno: trayectorias artísticas y círculos de reconocimiento”, MATERIA 5, 2005 pp. 17-43.

SCHAPIRO, Meyer. A Arte Moderna Séc. XIX e XX . São Paulo: EDUSP, 1996.

SIMIONI. Ana Paula. “Modernismo no Brasil: campo de disputas”, Sobre a arte brasileira. São Paulo: Sesc; Martins Fontes, 2014.

ZANINI, Walter (coord) (dir). Costa, Cacilda Teixeira da (pesq) (coord). Albuquerque, Marília Saboya de (pesq). Instituto Walther Moreira Salles. Fundação Djalma Guimarães. História geral da arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983. 2 v.
 

Clique para consultar os requisitos para MAK0132

Clique para consultar o oferecimento para MAK0132

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP