A disciplina visa debater a relação entre as artes e outros campos de conhecimento na contemporaneidade. Serão problematizadas transformações ocorridas no estatuto da arte e nas práticas artísticas no período contemporâneo, dando ênfase aos diálogos e colaborações da arte com disciplinas do corpo, da linguagem, do ambiente, e da crítica e prática social.
Quem tem medo da neovanguarda? Performance e a crítica ao objetual. Arte como conceito. Arte, linguagem, interação e informação. Situação, deriva e arte ambiental. Arte e Ação Direta. Novos materialismos. O artista como etnógrafo. Desobediências epistêmicas: decolonialidade. Desobediências epistêmicas: gênero. Desobediências epistêmicas: reantropofagia, AIC e manifestações estéticas indígenas. Ecocriticismo. Ontologias alternativas.
Aula 1. Contextualização da disciplina. Periodização da arte contemporânea. Relação da produção contemporânea com as vanguardas e a centralidade da interdisciplinaridade para o campo da arte contemporânea. Aula 2. A performance e a crítica ao objetual; relações entre as artes visuais, a música, a dança, o cinema, o teatro. Aula 3. Arte como conceito. A crítica à objetualidade. Arte e filosofia. Arte e crítica institucional. Aula 4. Arte, linguagem, interação e informação. Arte e comunicação de massas. A pesquisa tecnológica e o campo da arte. Arte como sistema e circuito. Aula 5. Situação, deriva e arte ambiental. Arte e a discussão da cidade, urbanismo e planejamento urbano. A noção de site-specific e a escultura em campo expandido. Contrapontos com a noção de arte ambiental de Helio Oiticica. Aula 6. Arte e ação direta. A questão arte e política: as noções de arte socialmente engajada, ação, artivismo, arte útil e political time specific art. Aula 7. Exercícios em sala. Aula 8. Novos materialismos. Arte e materialidade. Objetualidade e agência. Vitalidades imanentes. Diálogos interespécies. Aula 9. O artista como etnólogo. Antropologia, etnografia e arte. Aula 10. Desobediências epistêmicas: decolonialidade. Estudos e práticas decoloniais no campo da arte contemporânea. Aula 11. Desobediências epistêmicas: gênero. Movimentos feministas, LGBTQIA+ e prática artística contemporânea. Aula 12. Ecocriticismo. Ecologia e práticas artísticas contemporâneas. Aula 13. Desobediências epistêmicas. O movimento indígena e a noção de retomada no campo da arte. Protagonismo e alianças afetivas. Diálogos e conceituações: reantropofagia, AIC e manifestações estéticas indígenas. Aula 14. Ontologias alternativas. Cosmovisões, cosmossensibilidades e cosmotécnicas e as produções artísticas. Aula 15. Encerramento de curso, debates finais.
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