Dar aos alunos subsídios para refletir sobre a teoria da vanguarda, pós-modernismo, e o desenvolvimento das artes, em seus vários desdobramentos, a partir da década de 1980. A disciplina também inclui uma produção prática na área de performance.
1. O que é interdisciplinaridade? 2. A evolução da arte no século XX 3. O conceito de Vanguarda, do militarismo às artes 4. A vanguarda nas Artes Plásticas 5. A Vanguarda nas Artes Cênicas 6. O conceito de performance 7. Modernismo e Modernidade 8. Crise do Modernismo e a Pós-Modernidade 9. A produção artística atual 10. Instalação: crise do suporte na arte? 11. Apresentação das performances dos alunos/discussão
1. O que é interdisciplinaridade? . os rótulos artísticos . a arte híbrida 2. A evolução da arte no século XX (aula expositiva com slides) 3. O conceito de Vanguarda, do militarismo às artes 4. A vanguarda nas Artes Plásticas . O Expressionismo alemão . Mondrian e do De Stijl . O Expressionismo abstrato norte-americano: Mark Rothko e Jackson Pollock 5. A Vanguarda nas Artes Cênicas . Alfred Jarry e o "Ubu Roi" . Isadora Duncan . Diaghilev e os Ballets Russes 6. O conceito de performance . O Futurismo italiano . Cabares dada 7. Modernismo e Modernidade . A utopia da criação . A tradição do novo 8. Crise do Modernismo e a Pós-Modernidade . O Pós-Modernismo na Arte . O Pós-Modernismo na Dança . O Pós-Modernismo na Arquitetura 9. A produção artística atual . Mídia e tecnologia . Videoarte . Instalação . Performance (definição de temas para performance dos alunos) 10. Instalação: crise do suporte na arte? . Visita à exposição selecionada . Discussão 11. Apresentação das performances dos alunos/discussão 12. Apresentação das performances dos alunos/discussão
Não há.