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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0135 - Exercícios do Olhar: Uma Fenomenologia da Arte
The Exercises of the Stare: A Phenomenology of Arts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Refletir sobre a compreensão da obra de arte e a criação plástica contemporânea, através de instrumentais da Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, discutir sobre a leitura da obra de arte, História da Arte e decodificações plásticas.
 
 
 
Programa Resumido
O curso oferece uma reflexão sobre a criação visual-plástica como forma de compreensão da organização do pensar artístico.
 
 
 
Programa
•	Fenomenologia da percepção como recurso para a pesquisa em arte.
•	Estruturas do pensar visualizadas em obras.
•	Recursos da história da arte.
•	Ordens atuais do processo criador.
•	Exposições de arte na cidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura de textos, trabalhos práticos, trabalhos síntese, visitas a exposições.
Critério
Trabalhos dos alunos: decodificações (escritas ou plásticas), fichamento de textos, trabalhos-síntese.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BÁSICA

ARANHA, C.S.G. Exercícios do Olhar: Conhecimento e visualidade. São Paulo: Ed. Unesp. Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

ARANTES, Otilia Beatriz Fiori. Klee, a Utopia do Movimento. In: Discurso. São Paulo, Ano VII, no.7, 1976. (Revista do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP) Disponível em: .

CÂMARA, José Bettencourt da. Expressão e contemporaneidade: A arte moderna segundo Merleau-Ponty. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.

CHÂTELET, François. Uma história da razão: Entrevistas com Émile Noël. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

CHAUÍ, Marilena. Experiência do Pensamento: Ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. Marilena Chauí. Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. Las Meninas. In: As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

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MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

PAZ, Otavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva, 1977.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1987.

HISTÓRIA DA ARTE

AGUILAR, Nelson (Org.). Bienal Brasil século XX. São Paulo: Fundação Bienal, 1994.

ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BELLUZO, Ana Maria de M. (Org.) Modernidade: Vanguardas Artísticas na América Latina. São Paulo: Memorial: UNESP, 1990.

CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira. São Paulo: Iluminuras, 2000.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Todas as Artes).

CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.

CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora: dossiê jovens artistas paulistas, década 1980. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 2011.

CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.

GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: Do cubismo à arte neoconcreta. 3ed. Rio de Janeiro: Revon, 1999. 301 p.
 

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