O curso oferece uma discussão sobre a pesquisa qualitativa por meio de: · Análises visuais de obras de arte· Contribuição do Desenho para as discussões· Contribuição da Fenomenologia para a compreensão· Parâmetros da História da ArteO curso pretende, também, colocar determinadas questões sobre a pesquisa, considerando-a como um momento particular dos processos criativos do ser.Estas discussões serão realizadas em sala de aula, no ateliê e em exposições.Trabalhos dos alunos: decodificações (escritas ou plásticas), fichamento de textos, trabalhos-síntese.
BÁSICA ARANHA, C.S.G. Exercícios do Olhar: Conhecimento e visualidade. São Paulo: Ed. Unesp. Rio de Janeiro: Funarte, 2008. ARANTES, Otilia Beatriz Fiori. Klee, a Utopia do Movimento. In: Discurso. São Paulo, Ano VII, no.7, 1976. (Revista do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP) Disponível em: . CÂMARA, José Bettencourt da. Expressão e contemporaneidade: A arte moderna segundo Merleau-Ponty. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005. CHÂTELET, François. Uma história da razão: Entrevistas com Émile Noël. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. CHAUÍ, Marilena. Experiência do Pensamento: Ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. Marilena Chauí. Martins Fontes, 2002. FOUCAULT, Michel. Las Meninas. In: As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1981. KLEE, Paul. Teoria del Arte Moderno. B. A.: Caldén, 1979. LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Ed. Moderna, 1996. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. PAZ, Otavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva, 1977. ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1987. HISTÓRIA DA ARTE AGUILAR, Nelson (Org.). Bienal Brasil século XX. São Paulo: Fundação Bienal, 1994. ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. BELLUZO, Ana Maria de M. (Org.) Modernidade: Vanguardas Artísticas na América Latina. São Paulo: Memorial: UNESP, 1990. CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira. São Paulo: Iluminuras, 2000. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Todas as Artes). CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999. CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora: dossiê jovens artistas paulistas, década 1980. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 2011. CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. DANTO, Arthur. Após o fim da arte: A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992. GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro, Zahar, 1985. GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: Do cubismo à arte neoconcreta. 3ed. Rio de Janeiro: Revon, 1999. 301 p.