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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0136 - Arte e Imaginário Contemporâneo
Art and Contemporary Imaginary

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa a conceituar a arte contemporânea a partir de um processo histórico que permita entender a relação entre a obra e sua exposição ao público. Serão abordadas a origem da arte visual interativa, a relação entre arte, museu e curadoria no século XX e a qualidade expositiva da arte contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1153646 - Felipe Soeiro Chaimovich
2086146 - Maria Cristina Machado Freire
 
Programa Resumido
A arte contemporânea como fenômeno histórico. O museu como mediador da arte no século XX. A relação da arte contemporânea com o público e o papel das instituições.
 
 
 
Programa
- Condições históricas da arte contemporânea: ruptura ou continuidade.
- O modelo francês da relação entre arte acadêmica e Estado.
- Os quadros de espelho e a arte visual interativa.
- Sociedade normativa, vigilância e o museu eurocêntrico do século XIX.
- Processos técnicos da pintura européia e a colagem.
- Arte européia e política no entre-guerras: dada, surrealismo e arte degenerada.
- O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e o abstracionismo durante a Guerra Fria.
- Duchamp, a curadoria experimental e os lugares para a arte no pós-guerra.
- A desmaterialização da obra de arte.
- O museu de arte contemporânea e as narrativas históricas.
- Visita a exposições de arte contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Dissertação semestral.
Critério
Exposição de posição pessoal sustentada por pesquisa em forma de texto composto por introdução, tese, antítese, síntese e conclusão.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:

BAXANDALL, Michael, Padrões da intenção: a explicação histórica de quadros. São Paulo: Cia. Das Letras, 2006.

BOURRIAUD, Nicolas, Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DANTO, Arthur, Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: EDUSP, 2006.

FERREIRA, Glória et al. (orgs.), Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

FOUCAULT, Michel, “Outros espaços”, em Ditos e Escritos. São Paulo: Forense Universitária, 2009, vol. III.

OBRIST, Hans, Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI, 2010.

STANGOS, Nikos (org.), Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

WOOD, Paul, et al., Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

Auxiliar:

BENNET, Tony, The birth of the museum: History, theory, politics. Londres: Routledge, 1995.

CHAIMOVICH, Felipe. “Mirrors as the origin of contemporary art”, em Proceedings of the 34th World Congress of Art History. Beijing: The Commercial Press, 2019.

CHAIMOVICH, Felipe, “Mirrors of Society: Versailles and the Use of Flat Reflected Images”, em Visual Rersources, vol. 24, n.4, 2008.

CHAIMOVICH, Felipe. “Quadros de espelho e o modelo de Versalhes”, em Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. CBHA: Rio de Janeiro, 2009.

DAVAL, Luc, Oil painting from Van Eyck to Rothko. Genebra: Skira/Rizzoli, 1985.

ELIAS, Norbert, O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, 2 vols.

FREIRE, Cristina, Walter Zanini: escrituras críticas. São Paulo: Annablume, 2013.

FOUCAULT, Michel, Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2020, 42ª ed.

FRASCINA, Francis et al. (eds.), Art in Modern Culture: An anthology of critical texts. Londres: Phaidon,
1992.

FRASCINA, Francis et al., Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

KANTOR, Sybil, Alfred H. Barr, Jr., and the intellectual origins of the Museum of Modern Art. Cambridge, MA: MIT Press, 2002.

KNELL, Simon et al., (eds.), Museum revolutions: How museums change and are changed. Londres: Routledge, 2007.

LICHTENSTEIN, Jacqueline, (org.), A pintura. São Paulo: ed. 34, 2004, vols. 2 e 5.

LIPPARD, Lucy, Six Years: The dematerialization of the art object from 1967 to 1972. Berkeley: Un. Of California Press, 1997.

LORENTE, Pedro, The Museum of Contemporary Art: Notion and development. Londres: Routledge,
2011.

O’NEIL, Paul, The culture of curating and the curating of culture(s). Cambridge MA: MIT Press, 2016.
 

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