Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0138 - Monitoria em Arte Visual
Monitoring in Visual Arts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos de graduação:

1.	Discussão e reflexão sobre aspectos do conhecimento que envolvem a preservação da memória, do patrimônio material e imaterial em arte visual; 
2.	Discussão e reflexão sobre a constituição de serviços educativos em instituições culturais;
3.	Discussão de planejamentos didático/pedagógicos para espaços culturais artísticos;
4.	Aplicação das discussões na criação de roteiros para visitas aos diversos espaços de arte visual da cidade de São Paulo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92928 - Carmen Sylvia Guimaraes Aranha
 
Programa Resumido
Oferecer discussão e reflexão sobre aspectos teóricos do conhecimento que envolvem preservação da memória, do patrimônio material e imaterial em arte visual; discussão e reflexão sobre a serviços educativos em instituições culturais; praticar planejamentos didático/pedagógicos para espaços culturais artísticos; e aplicar estas discussões na criação de roteiros para visitas aos diversos espaços de arte visual da cidade de São Paulo.
 
 
 
Programa
1.	Premissas filosóficas
1.1.	Cultura, Arte Visual e Sociedade
1.2.	Museu e suas funções
1.3.	Onde está a arte?
1.4.	Educação e Arte Visual

2.	Construindo a praxis
2.1.	Acervo I: pesquisa e temáticas
2.2.	A educação em espaços de arte
2.3.	A comunicação com vários públicos
2.4.	Espaços da mediação / leitura de obras

3.	Aplicações práticas
3.1.	Acervo II: percursos e roteiros
3.2.	Estágio em espaços de arte
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de roteiro de visita ao acervo do MAC ou outra instituição cultural 1ª parte: escolha de temática, com justificativa início da escolha de obras; 2ª parte: justificativa da temática, lista e registro de obras, roteiro final.
Critério
Fichamento de textos (peso 2) Exercícios práticos (peso 2) Visitas a acervos da cidade (peso 1) Projeto de Monitoria (peso 5)
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ARANHA, C.S.G. Exercícios do olhar: conhecimento e visualidade. São Paulo: Editora Unesp, Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

ARANHA, C.S.G. Cultura de visualidades: aproximações da linguagem artístico-visual. In: ARANHA, C.S.G.; CANTON, Katia C. (Orgs.). Espaços da mediação. São Paulo: PGEHA/ Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2011.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: Leitura no Subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W.; HABERMAS, T. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. Col. Os pensadores.

CHKLOVSKI, Viktor. A Arte como Procedimento In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971.

DANTO, Arthur Coleman. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2006.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP. 1997.

FERRARA, L. D. A estratégia dos signos: linguagem/espaço/urbano.São Paulo: Editora Perspectiva, 1986. 200 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MELO NETO, J.C. A Educação pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. 385 p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. S. Paulo, Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.

MORIN. E.; CIURANA, E.R.; MOTTA, R.D. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez Ed., 2003.

OTT, R. Ensinando Crítica nos Museus. In: Barbosa, A.M. (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

PARSONS, Michael. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Presença, 1992.

RESOURCE. Museologia: roteiros práticos. São Paulo: EDUSP/VITAE, 2004. 8 v.
 

Clique para consultar os requisitos para MAK0138

Clique para consultar o oferecimento para MAK0138

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP