Oferecer aos alunos de graduação: 1. Discussão e reflexão sobre aspectos do conhecimento que envolvem a preservação da memória, do patrimônio material e imaterial em arte visual; 2. Discussão e reflexão sobre a constituição de serviços educativos em instituições culturais; 3. Discussão de planejamentos didático/pedagógicos para espaços culturais artísticos; 4. Aplicação das discussões na criação de roteiros para visitas aos diversos espaços de arte visual da cidade de São Paulo.
Oferecer discussão e reflexão sobre aspectos teóricos do conhecimento que envolvem preservação da memória, do patrimônio material e imaterial em arte visual; discussão e reflexão sobre a serviços educativos em instituições culturais; praticar planejamentos didático/pedagógicos para espaços culturais artísticos; e aplicar estas discussões na criação de roteiros para visitas aos diversos espaços de arte visual da cidade de São Paulo.
1. Premissas filosóficas 1.1. Cultura, Arte Visual e Sociedade 1.2. Museu e suas funções 1.3. Onde está a arte? 1.4. Educação e Arte Visual 2. Construindo a praxis 2.1. Acervo I: pesquisa e temáticas 2.2. A educação em espaços de arte 2.3. A comunicação com vários públicos 2.4. Espaços da mediação / leitura de obras 3. Aplicações práticas 3.1. Acervo II: percursos e roteiros 3.2. Estágio em espaços de arte
ARANHA, C.S.G. Exercícios do olhar: conhecimento e visualidade. São Paulo: Editora Unesp, Rio de Janeiro: Funarte, 2008. ARANHA, C.S.G. Cultura de visualidades: aproximações da linguagem artístico-visual. In: ARANHA, C.S.G.; CANTON, Katia C. (Orgs.). Espaços da mediação. São Paulo: PGEHA/ Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2011. BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: Leitura no Subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W.; HABERMAS, T. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. Col. Os pensadores. CHKLOVSKI, Viktor. A Arte como Procedimento In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971. DANTO, Arthur Coleman. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2006. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP. 1997. FERRARA, L. D. A estratégia dos signos: linguagem/espaço/urbano.São Paulo: Editora Perspectiva, 1986. 200 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MELO NETO, J.C. A Educação pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. 385 p. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. S. Paulo, Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002. MORIN. E.; CIURANA, E.R.; MOTTA, R.D. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez Ed., 2003. OTT, R. Ensinando Crítica nos Museus. In: Barbosa, A.M. (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. PARSONS, Michael. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Presença, 1992. RESOURCE. Museologia: roteiros práticos. São Paulo: EDUSP/VITAE, 2004. 8 v.