Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0139 - O Papel do Desenho na Arte
The Role of Drawing in Arts

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno na especificidade da linguagem do desenho através da história do desenho, reflexões sobre a linguagem e propostas práticas; Oferecer ao aluno a oportunidade de experimentação em diferentes técnicas e recursos expressivos próprios do desenho; Estimular a reflexão sobre a linguagem do desenho e sua contextualização histórica a partir dos trabalhos expostos no Gabinete do Papel do MAC USP.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92928 - Carmen Sylvia Guimaraes Aranha
 
Programa Resumido
1. Elementos do desenho. 2. Representação e significação da imagem. 3. História da Arte e desenho. 4. Gênese da linguagem pessoal.
 
 
 
Programa
1. Elementos do desenho (linha, possibilidades espaciais e recursos técnicos e expressivos): a. Linha: luminosidade, densidade, direções e continuidade; b. Possibilidades espaciais: significação do espaço com a utilização consciente de diferentes materiais específicos do desenho (constituição de luz e sombra através de processos lineares; densidade da linha, manchas - aguadas de nanquim e guache). c. Recursos técnicos e expressivos: carvão (fusain), lápis grafite (H, HB, 3B e 6B), giz pastel seco, tintas (nanquim - com penas de metal e pincel e guache, lápis de cor, caneta esferográfica) e suportes (papéis - diversos tamanhos). 2. Representação e significação da imagem construída com recursos específicos do desenho: construção de um fazer consciente, através de contextualização histórica dos procedimentos adotados e da análise de imagens do "Gabinete de Papel". 3. História da Arte e desenho: do desenho acessório à pintura, à autonomia do desenho enquanto linguagem. O desenho contemporâneo (discussão sobre as diferentes formas de pensar o desenho: a conceituação de desenho ampliada ou o distanciamento da tradição). 4. Gênese da linguagem pessoal: reflexão sobre a produção dos alunos, visando o encaminhamento de suas pesquisas pessoais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com slides, leituras e análises de textos, análise de obras: acervo do MAC, exercícios práticos.
Critério
Leitura de textos, trabalhos práticos, trabalhos síntese, visitas a exposições de desenho.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Mário de. "Aspectos das Artes Plásticas no Brasil". Ed. Itatiaia, Belo Horizonte, 3.ª edição, 1984. ARGAN, Giulio Carlo. "História da Arte Moderna" Companhia das Letras, 1992. ARTIGAS, Vilanova. "Caminhos da arquitetura: Vilanova Artigas". Cosac e Naify Edições, São Paulo, 1999. BERND, Zila. "A magia do papel". Marprom, Porto Alegre, 1994. KANDINSKY, Wassily. "Curso da Bauhaus". Arte e Comunicação, Lisboa, 1987. LAVALLÉE, Pierre. "Les techniques du dessin". Van Oest, Paris, 10.ª edição, 1949. RUDEL, Jean. "A técnica do desenho". Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1980. SCOTT, Robert Gillan. "Fundamentos del diseño". Ed. Vitor Leru S.A., 13.ª edição, Buenos AIres, 1979.
 

Clique para consultar os requisitos para MAK0139

Clique para consultar o oferecimento para MAK0139

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP