Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Museu de Arte Contemporânea
Museu de Arte Contemporânea
Disciplina: MAK0140 - Fotografia e Arte - Interações ao Longo do Século X X
Photography and art: intersections throughout the 20th century
Créditos Aula:
3
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
45 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2004
Desativação:
Objetivos
A disciplina visa apresentar um panorama da fotografia no século XX, a partir de suas relações com artes plásticas. Serão problematizadas as diferentes transformações ocorridas no estatuto da arte em decorrência da fotografia, assim como a mudança do paradigma fotográfico ocorrida na passagem do moderno para o contemporâneo.
Docente(s) Responsável(eis)
93300 - Helouise Lima Costa
Programa Resumido
- Antecedentes: fotografia e arte no século XIX
- A fotografia de vanguarda: Estados Unidos, Alemanha, Rússia e França
- A incorporação da fotografia pelas vanguardas históricas
- A fotografia moderna
- A fotografia moderna no Brasil
- A Pop Arte e a fotografia: Rauschenberg e Andy Warhol
- O hiperrealismo e a fotografia
- A fotografia na arte conceitual: um documento precário
- A fotografia pós-moderna norte-americana: a questão do simulacro
- A fotografia contemporânea européia: uma imagem "sem qualidades'
- Fotografia e realidade virtual
- Fotografia e arte no Brasil: anos 60 e 70
- Fotografia e arte no Brasil: anos 80 e 90
Programa
- Antecedentes: fotografia e arte no século XIX
- A fotografia de vanguarda: Estados Unidos, Alemanha, Rússia e França
- A incorporação da fotografia pelas vanguardas históricas
- A fotografia moderna
- A fotografia moderna no Brasil
- A Pop Arte e a fotografia: Rauschenberg e Andy Warhol
- O hiperrealismo e a fotografia
- A fotografia na arte conceitual: um documento precário
- A fotografia pós-moderna norte-americana: a questão do simulacro
- A fotografia contemporânea européia: uma imagem "sem qualidades'
- Fotografia e realidade virtual
- Fotografia e arte no Brasil: anos 60 e 70
- Fotografia e arte no Brasil: anos 80 e 90
Avaliação
Método
O curso será constituído de aulas expositivas acompanhadas da projeção comentada de slides e de seminários preparados pelos alunos sobre textos indicados.
Critério
- Participação em aula
- Trabalho final
Norma de Recuperação
Prova a ser realizada uma semana após entrega das notas.
Bibliografia
CHIARELLI, Tadeu. "A fotografia contaminada". In: Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999, pp. 115-120
_____________. "Fotografia no Brasil: anos 90". In: Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999, pp. 141-150
BENJAMIN, Walter. "A obra de arte na era de sua reprodutividade técnica", In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, vol. 1, pp. 165-196.
BRESSON-CARTIER, Henri. "El instante decisivo". In: FONTCUBERTA, Joan (org). Estética fotográfica. Selección de textos. Barcelona: Editorial Blume, 1984.
COSTA, Helouise. "Entrando por uma porta lateral...". In: Foto Grafia: a experiência alemã dos anos 50. São Paulo: AS Studio, 1995. (Catálogo de exposição).
______________. "Pictorialismo e imprensa: o caso da revista O Cruzeiro (1928-1932)". In: FABRIS, Annateresa (org). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp. 1991, pp. 261-292.
______________. "Imagens aprisionadas: a foto/objeto em Farnese de Andrade". São Paulo: Espaço Porto Seguro de Fotografia, 1999. (Catálogo de exposição).
______________. "Realidades construídas: do Pictorialismo à Fotografia Moderna". Campinas (SP): Instituto Cultural Itaú, 2001 (Folder de exposição).
_____________. Waldemar Cordeiro: a ruptura como metáfora. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
COSTA, Helouise & RODRIGUES, Renato. A Fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte/IPHAN/UFRJ, 1995.
______________."O reverso da modernidade". Folha de São Paulo, 23/10/1987, pp. B10-11.
DUBOIS, Philippe. "A arte é (tornou-se) fotográfica? Pequeno percurso das relações entre a arte contemporânea e a fotografia no século XX". In: DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas - SP: Papirus, 1994, pp. 251-307.
FABRIS, Annateresa. "A fotografia e o sistema das artes plásticas". In: FABRIS, Annateresa (org). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, pp. 173-198.
______________. "A pós-imagem mecanizada: fotografia e arte pop". In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 27, dez. 1998, pp. 290-299.
______________. "Entre o estético e o artístico: o uso da imagem fotográfica nas tendências desmaterizalizadas". In: Panoramas da Imagem - Seminários. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura , 1996, pp. 03-09 (Caderno de textos dos seminários).
GROSENICk, UtA & RIEMSCHNEIDER, Burkhard (org). Arte actual. Köln, London, Madrid, New York, Paris, Tókio: Taschen, 2001.
MACHADO, Arlindo. "A fotografia sob o impacto da eletrônica". In: SAMAIN, Etienne (org). O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998, pp. 317-325.
MELLO, Maria Teresa Villela Bandeira de. "Arte e Fotografia: o movimento pictorialista no Brasil". Rio de Janeiro: Funarte, 1998.
PHILLIPS, Lisa. "Photoplay: a arte contemporânea na fotografia" In: PhotoPlay. New York: The Chase Manhatan, 1994. (Catálogo de exposição - versão traduzida par itinerância no Brasil).
ROUILLÉ, André. "Da arte dos fotógrafos à fotografia dos artistas". In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 27, dez. 1998, pp. 302-311.
Clique para consultar os requisitos para MAK0140
Clique para consultar o oferecimento para MAK0140
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP