Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Museu de Arte Contemporânea
 
Museu de Arte Contemporânea
 
Disciplina: MAK0140 - Fotografia e Arte - Interações ao Longo do Século X X
Photography and art: intersections throughout the 20th century

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
A disciplina visa apresentar um panorama da fotografia no século XX, a partir de suas relações com artes plásticas. Serão problematizadas as diferentes transformações ocorridas no estatuto da arte em decorrência da fotografia, assim como a mudança do paradigma fotográfico ocorrida na passagem do moderno para o contemporâneo. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93300 - Helouise Lima Costa
 
Programa Resumido
- Antecedentes: fotografia e arte no século XIX
- A fotografia de vanguarda: Estados Unidos, Alemanha, Rússia e França
- A incorporação da fotografia pelas vanguardas históricas
- A fotografia moderna
- A fotografia moderna no Brasil
- A Pop Arte e a fotografia: Rauschenberg e Andy Warhol
- O hiperrealismo e a fotografia
- A fotografia na arte conceitual: um documento precário
- A fotografia pós-moderna norte-americana: a questão do simulacro
- A fotografia contemporânea européia: uma imagem "sem qualidades'
- Fotografia e realidade virtual
- Fotografia e arte no Brasil: anos 60 e 70
- Fotografia e arte no Brasil: anos 80 e 90
 
 
 
Programa
- Antecedentes: fotografia e arte no século XIX
- A fotografia de vanguarda: Estados Unidos, Alemanha, Rússia e França
- A incorporação da fotografia pelas vanguardas históricas
- A fotografia moderna
- A fotografia moderna no Brasil
- A Pop Arte e a fotografia: Rauschenberg e Andy Warhol
- O hiperrealismo e a fotografia
- A fotografia na arte conceitual: um documento precário
- A fotografia pós-moderna norte-americana: a questão do simulacro
- A fotografia contemporânea européia: uma imagem "sem qualidades'
- Fotografia e realidade virtual
- Fotografia e arte no Brasil: anos 60 e 70
- Fotografia e arte no Brasil: anos 80 e 90
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será constituído de aulas expositivas acompanhadas da projeção comentada de slides e de seminários preparados pelos alunos sobre textos indicados.
Critério
- Participação em aula
- Trabalho final
Norma de Recuperação
Prova a ser realizada uma semana após entrega das notas.
 
Bibliografia
     
BRESSON-CARTIER, Henri. "El instante decisivo". In: FONTCUBERTA, Joan (org). Estética fotográfica. Selección de textos. Barcelona: Editorial Blume, 1984.

COSTA, Helouise. Sistema de arte e relações de gênero: retratos de artistas por Hildegard Rosenthal e Alice Brill. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). São Paulo, n. 71, dez. 2018, p.115-131.

COSTA, Helouise & RODRIGUES, Renato. A Fotografia moderna no Brasil. São Paulo: CosacNaify, 2004.

DUBOIS, Philippe. "A arte é (tornou-se) fotográfica? Pequeno percurso das relações entre a arte contemporânea e a fotografia no século XX". In: DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas - SP: Papirus, 1994, pp. 251-307.

ENTLER, Ronaldo. Retrato de uma face velada. Baudelaire e a fotografia. São Paulo: Revista Facom n.17, FAAP, 2007.

FABRIS, Annateresa. "A fotografia e o sistema das artes plásticas". In: FABRIS, Annateresa (org). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, pp. 173-198.

______. "A pós-imagem mecanizada: fotografia e arte pop". In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 27, dez. 1998, pp. 290-299.

GALASSI, Peter. Henri Cartier-Bresson: o século moderno. São Paulo: CosacNaify / MoMA, 2010.

MACHADO, Arlindo. "A fotografia sob o impacto da eletrônica". In: SAMAIN, Etienne (org). O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998, pp. 317-325.

MENEZES, Renato Bezerra. A Escola de Düsseldorf: a fotografia entre memória, documento e arte. Lisboa: Universidade de Lisboa/Faculdade de Belas Artes, 2019.

PICCOLI, V.; NERY, P. Rosana Paulino: a costura da memória. São Paulo: Pinacoteca do Estado de S.P., 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Os três paradigmas da imagem. In SAMAIN, Etienne (org.) O fotográfico. 2ª. ed. – São Paulo: Editora Hucitec / Editora Senac São Paulo, 2005. p. 295-307. 

ZERWES, Erika. Tempo de guerra. Cultura visual e cultura política nas fotografias dos fundadores da agência Magnum, 1936-1947. São Paulo, Intermeios, 2018.
 

Clique para consultar os requisitos para MAK0140

Clique para consultar o oferecimento para MAK0140

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP