A disciplina visa apresentar um panorama da fotografia no século XX, a partir de suas relações com artes plásticas. Serão problematizadas as diferentes transformações ocorridas no estatuto da arte em decorrência da fotografia, assim como a mudança do paradigma fotográfico ocorrida na passagem do moderno para o contemporâneo.
- Antecedentes: fotografia e arte no século XIX- A fotografia de vanguarda: Estados Unidos, Alemanha, Rússia e França- A incorporação da fotografia pelas vanguardas históricas- A fotografia moderna- A fotografia moderna no Brasil - A Pop Arte e a fotografia: Rauschenberg e Andy Warhol- O hiperrealismo e a fotografia - A fotografia na arte conceitual: um documento precário- A fotografia pós-moderna norte-americana: a questão do simulacro- A fotografia contemporânea européia: uma imagem "sem qualidades'- Fotografia e realidade virtual - Fotografia e arte no Brasil: anos 60 e 70 - Fotografia e arte no Brasil: anos 80 e 90
BRESSON-CARTIER, Henri. "El instante decisivo". In: FONTCUBERTA, Joan (org). Estética fotográfica. Selección de textos. Barcelona: Editorial Blume, 1984. COSTA, Helouise. Sistema de arte e relações de gênero: retratos de artistas por Hildegard Rosenthal e Alice Brill. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). São Paulo, n. 71, dez. 2018, p.115-131. COSTA, Helouise & RODRIGUES, Renato. A Fotografia moderna no Brasil. São Paulo: CosacNaify, 2004. DUBOIS, Philippe. "A arte é (tornou-se) fotográfica? Pequeno percurso das relações entre a arte contemporânea e a fotografia no século XX". In: DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas - SP: Papirus, 1994, pp. 251-307. ENTLER, Ronaldo. Retrato de uma face velada. Baudelaire e a fotografia. São Paulo: Revista Facom n.17, FAAP, 2007. FABRIS, Annateresa. "A fotografia e o sistema das artes plásticas". In: FABRIS, Annateresa (org). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, pp. 173-198. ______. "A pós-imagem mecanizada: fotografia e arte pop". In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 27, dez. 1998, pp. 290-299. GALASSI, Peter. Henri Cartier-Bresson: o século moderno. São Paulo: CosacNaify / MoMA, 2010. MACHADO, Arlindo. "A fotografia sob o impacto da eletrônica". In: SAMAIN, Etienne (org). O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998, pp. 317-325. MENEZES, Renato Bezerra. A Escola de Düsseldorf: a fotografia entre memória, documento e arte. Lisboa: Universidade de Lisboa/Faculdade de Belas Artes, 2019. PICCOLI, V.; NERY, P. Rosana Paulino: a costura da memória. São Paulo: Pinacoteca do Estado de S.P., 2018. SANTAELLA, Lúcia. Os três paradigmas da imagem. In SAMAIN, Etienne (org.) O fotográfico. 2ª. ed. – São Paulo: Editora Hucitec / Editora Senac São Paulo, 2005. p. 295-307. ZERWES, Erika. Tempo de guerra. Cultura visual e cultura política nas fotografias dos fundadores da agência Magnum, 1936-1947. São Paulo, Intermeios, 2018.